NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Mara Dantas Pereira Universidade Federal da Bahia
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226

Resumo

O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduanda em ​Psicologia Positiva na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pós-graduanda em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (Unit).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Dantas Pereira, M., & Pereira da Silva, J. . (2023). NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 213–226. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226

Edição

Seção

Artigos