APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: PROPOSTAS E CASES DE SUCESSO

Autores

  • Thyago de Pieri Bertoldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joana Stelzer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michelle de Medeiros Fidélis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p333-348

Resumo

O presente trabalho versa a respeito da aplicação da gamificação ao ensino jurídico brasileiro. O objetivo é investigar a existência de propostas e casos recentes e bem-sucedidos da utilização da gamificação digital, isto é, com a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), no ensino jurídico brasileiro. O método de abordagem utilizado foi o indutivo e a técnica de pesquisa consistiu na revisão bibliográfica. Confirmando a hipótese inicial, constatou-se a existência de propostas e casos bem-sucedidos de uso da gamificação no ensino do Direito. Concluiu-se, diante da pesquisa realizada, que a utilização da gamificação é uma alternativa interessante e viável de metodologia ativa para os docentes aumentarem a participação de alunos durante as aulas, sobretudo em um cenário de Quarta Revolução Industrial e de incorporação das TICs ao processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thyago de Pieri Bertoldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Integrante dos grupos de pesquisa Compras Públicas Inovadoras da Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba) e Advocacia Pública e Desafios Sociais Complexos da Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU).

Joana Stelzer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Direito (UFSC). Pós Doutora em Direito (USP). Professora Associada III (UFSC). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC).

Michelle de Medeiros Fidélis, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente na Procuradoria de Justiça Cível (MP/SC). Mestranda em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável na PPGD/UFSC. Pós-graduada em Jurisdição Federal na ESMAFESC.

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

de Pieri Bertoldi, T., Stelzer, J., & de Medeiros Fidélis, M. (2023). APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: PROPOSTAS E CASES DE SUCESSO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 333–348. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p333-348

Edição

Seção

Artigos