A CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: A INEFICIÊNCIA DA RESSOCIALIZAÇÃO EM DECORRÊNCIA DA SUPERLOTAÇÃO

Autores

  • Anderson Thomas Nascimento dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT AL

Palavras-chave:

Sistema prisional, Superlotação, Ressocialização, Dignidade da pessoa humana.

Resumo

Este trabalho aborda a atual crise do sistema prisional brasileiro. Devido à superlotação os sistemas prisionais não cumprem com sua função, desrespeita todos os direitos do apenado e acabam se tornando escolas para o crime, e consequentemente ocasionando que o cumprimento da pena seja ineficaz e fazendo com que o indivíduo volte a delinquir. Defende-se o direito e a integridade do preso enquanto está sob responsabilidade do Estado, pelo fato de ser uma garantia constitucional e está positivado na Lei de Execução Penal. Afinal, o que importa é a reinserção do indivíduo na sociedade. Nessa perspectiva, o trabalho trará doutrinadores e dados para mostrar os problemas que ocorrem e não são solucionados. Para tanto, proporá formas de cumprimento de penas alternativas equivalentes ao tipo de crime cometido para ter como fim a diminuição da quantidade de pessoas nos presídios, desafogar a justiça penal e que a ressocialização ocorra de fato.

Referências

BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. ed. especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal: Parte Geral. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

BRAGA, Vera Regina de Almeida. Pena de multa substitutiva no concurso de crimes. Brasília: Revista dos Tribunais, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Sistema carcerário: audiência de custódia. Brasília: Outubro, 2015. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/audiencia-de-custodia/> Acesso em: 27/09/2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Brasília: Infopen, Dezembro, 2017. Disponível em: <http://depen.gov.br/DEPEN/dirpp/cgap> Acesso em: 26/08/2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Brasília: Infopen, Junho, 2017. Disponível em: <http://depen.gov.br/DEPEN/departamento-penitenciario-nacional-realiza-esforco-para-atualizacao-dos-dados-do-sistema-prisional> Acesso em: 18/08/2019.

BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADPF 347/DF. Relator Min Marco Aurélio. DJ de 09.09.2015. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=298600> Acesso em: 18/08/2019.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 19. ed. Niterói: Impetus, 2017.

GRECO, Rogério. Sistema Prisional: Colapso e Soluções Alternativas. 4. ed. Niterói: Impetus, 2017.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal: Parte Geral. 27. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de Direito Penal: Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Nascimento dos Santos, A. T. (2020). A CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: A INEFICIÊNCIA DA RESSOCIALIZAÇÃO EM DECORRÊNCIA DA SUPERLOTAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(1), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/8456

Edição

Seção

Artigos