JOVENS EM CONFLITO COM A LEI:

O INTERVIR NO PSICODIAGNÓSTICO

Autores

  • Emily Veiga Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Milena da Costa Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Gabriela Moura Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Resumo

Esta pesquisa busca delinear as interfaces explícitas e implícitas das ações praticadas por adolescentes em conflito com a lei, os quais fomentam a entrada destes no sistema socioeducativo, com o intuito de reeducá-los e, posteriormente, reinseri-los na sociedade. Assim, procurou-se investigar como a psicologia poderia auxiliar no delineamento de estratégias que pudessem intervir na reaproximação desses jovens com a família e a comunidade, através de instrumentos que o psicodiagnóstico interventivo dispõe, com o objetivo de contribuir na construção de saberes sobre si e suas relações sociais. Chegou-se, desse modo, à verificação de que há uma escassa bibliografia sobre esta temática, dado que poucos são os profissionais de psicologia atuantes nesse ambiente, em decorrência da grande população carcerária e da precariedade encontrada no sistema socioeducativo e prisional brasileiro. Encontra-se, então, uma dificuldade no exercício do psicólogo para ir além da esfera diagnóstica, o que impossibilita o surgimento de mudanças. Há, dessa forma, uma configuração desproporcional neste espaço para a atuação eficaz deste profissional, que visa à promoção da saúde e, assim, suscitar modificações positivas nos indivíduos que situam-se nesse espaço.

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

Veiga, E., da Costa, M., & Moura, G. (2021). JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: : O INTERVIR NO PSICODIAGNÓSTICO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 111. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9864

Edição

Seção

Artigos