ARQUITETURA E QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO PRELIMINAR DE UM COWORKING EM MACEIÓ

Autores

  • Natacha Maia da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Mara Rúbia Araújo Holanda Universidade Tiradentes - Alagoas

Palavras-chave:

Trabalho. Biofilia. Coworking.

Resumo

Diversas foram as transformações ocorridas nos escritórios desde a Revolução Industrial até a atualidade. Em meio a essa transição dos espaços e suas formas de relação, a qualidade de vida do usuário tem se tornado base de estudos e critério de grande relevância na arquitetura. Com aumento nos casos de doenças decorrentes da grande jornada de trabalho e de ambientes sem planejamento, a pesquisa traz como abordagem a influência da arquitetura na saúde física e mental do trabalhador, demonstrando como é possível contribuir para o bem-estar. Em face disso, o escopo dessa análise é elaborar um estudo preliminar de um espaço de trabalho compartilhado – coworking – no bairro da Cruz das Almas, em Maceió - Al, com base nas premissas da neuroarquitetura, tendo como ponto central a biofilia. A fim de adquirir conhecimento necessário para o desenvolvimento da temática, foram feitas pesquisas bibliográficas através de livros, monografias, teses, artigos... além da análise de edificações equivalentes, que puderam contribuir para elaboração de plano de necessidades e demais escolhas projetuais. Alcançou-se com isso, o estudo preliminar do Sand Coworking, com intenso conceito biofílico e olhar voltado para o usuário e seu bem-estar.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Araújo Holanda, Universidade Tiradentes - Alagoas

Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado – UFAL, Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFAL.
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo – UNIT/AL. 

Referências

BRASIL, Coworking. Evolução do coworking no Brasil. 2019. Disponível em: <https://coworkingbrasil.org/censo/2019/>. Acesso em: 22 fev. 2020.

BROWNING, Bill; COOPER, Sir Cary. ESPAÇOS HUMANOS: O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho. 2015. Disponível em: <http://docplayer.com.br/275610-O-impacto-global-do-design-biofilico-no-ambiente-de-trabalho.html >. Acesso em: 19 fev. 2020.

ÉPOCA NÉGÓCIOS (Ed.). Brasileiro trabalha, em média, 18 horas extras por mês, aponta pesquisa. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/07/brasileiro-trabalha-em-media-18-horas-extras-por-mes-aponta-pesquisa.html>. Acesso em: 10 out. 2019.

Evolução dos escritórios e seu Mobiliário. [2020]. Funcional mobiliário corporativo. Disponível em: <https://funcional.com.br/evolucao-dos-escritorios-e-seu-mobiliario/>. Acesso em: 11 fev. 2020.

FERREIRA, Bruno. A História do Trabalho. 2013. Disponível em: <http://historiabruno.blogspot.com/2013/04/a-historia-do-trabalho.html>. Acesso em: 14 out. 2019.

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. 2. ed. São Paulo: Senac, 2008. 224 p.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ª Edição. São Paulo: Blucher, 2005

LUKIANTCHUKI, Marieli Azoia; PASTORE, Karina; BIGARELLI, Barbara. A evolução dos escritórios ao longo da história. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/02/evolucao-dos-escritorios-ao-longo-da-historia.html>. Acesso em: 15 out. 2019.

MARQUES, Roberto (Brasil). Instituto Brasileiro de Coaching. QVT – Qualidade de vida no trabalho. 2019. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho-dicas-e-conceitos/>. Acesso em: 10 out. 2019.

ZAFALÃO, Eliza. A importância da Ergonomia no ambiente de Trabalho (NR-17). 2017. Disponível em: <https://www.saudeocupacional.org/2017/01/a-importancia-da-ergonomia-no-ambiente-de-trabalho-nr-17.html>. Acesso em: 25 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Maia da Silva, N., & Araújo Holanda, M. R. . (2021). ARQUITETURA E QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO PRELIMINAR DE UM COWORKING EM MACEIÓ. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 157. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9244

Edição

Seção

Artigos