TEORIA HUMANISTA: CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO

Autori

  • Letícia Dayane de Lima Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Parole chiave:

Teoria Humanista. Carl Rogers. Educação.

Abstract

Letícia Dayane de Lima¹; Zildete Carlos Lyra Barbosa¹; Sandra Patrícia Lamenha Peixoto². RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado. Existe uma apreensão com a vida psicológica e afetiva da pessoa, com a sua direção interna, com o autoconceito, com o crescimento de uma percepção legítima de si mesmo, dirigida para a realidade individual e grupal. Sendo assim, a abordagem centrada na pessoa (ACP) de Carl Rogers, compreende que o ato de aprender é individual, singular e peculiar de cada sujeito, de forma que a vivência subjetiva deve ser considerada, pois o aluno retém somente o que lhe convém, o que acredita ser muito importante e que se relaciona com seu contexto. O presente estudo tem por objetivo compreender as concepções de Carl Rogers sobre a educação. Para tanto, optou-se por uma revisão sistemática de literatura em psicologia, embasada fundamentalmente sobre o assunto abordado, contendo como referenciais artigos publicados em bancos de dados, livros e dissertações de mestrado no período de 1973 a 2016, com o intuito de contribuir para uma reflexão das contribuições da teoria humanista de Rogers para a educação, e do seu modelo de facilitação da aprendizagem (aprendizagem significativa bem como, da perspectiva da educação inclusiva. Portanto, Carls Rogers com seus pensamentos humanísticos da personalidade contribuiu grandemente para uma visão mais holística e sistêmica da pessoa, por acreditar que cada ser em si é capaz de se auto-regular em busca de saúde e bem estar, por acreditar na capacidade do estudante em ser o gestor do seu próprio aprendizado. Palavras-chave: Teoria Humanista. Carl Rogers. Educação. 1- Graduandas do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT. 2- Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.

Pubblicato

2018-05-22

Come citare

de Lima, L. D. (2018). TEORIA HUMANISTA: CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 161. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4800

Fascicolo

Sezione

Artigos