IGREJAS ELETRÔNICAS, OS NEOPENTECOSTAIS E A PREGAÇÃO DA FÉ NOS TEMPOS DO ESPETÁCULO RELIGIOSO

Autori

  • Nailton Alexandre Soares Centro Universitário Tiradentes
  • Danielle Cândido da Silva Nascimento Centro Universitário Tiradentes

Parole chiave:

Neopentecostalismo brasileiro, mass media, espetáculo religioso, adesão de fiéis.

Abstract

Este artigo se propõe a analisar a participação de três instituições religiosas neopentecostais brasileiras, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus, nos mass media, com foco no uso da TV para propagação de suas crenças religiosas. Baseado em pesquisas bibliográficas, tomamos por base teórica Patriota (2005, 2009), Bonfatti (2000), Berger (1985), Campos (1997, 2009) e Baudrillard (1994), além do uso da Bíblia, pelos pastores dessas igrejas, para justificar a hipótese de que a relação entre mídia e religião, associada ao espetáculo religioso apresentado pelos líderes dessas denominações, foi e é crucial para o atual crescimento do número de evangélicos no País.

Biografie autore

Nailton Alexandre Soares, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmico do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit, Maceió.

Danielle Cândido da Silva Nascimento, Centro Universitário Tiradentes

Professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Tiradentes – Unit, Maceió. É mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal e especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário Cesmac.

Riferimenti bibliografici

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CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: uma análise da organização, rituais, marketing e eficácia comunicativa de um empreendimento neopentecostal - a Igreja Universal do Reino de Deus. Petrópolis: Vozes, 1997.

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PATRIOTA, Karla. Mídia e Religião: 82 horas de missas, cultos, pregações e exorcismos. Trabalho apresentado à Sessão de Temas Livres da Intercom, 2005. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/79942843255069067417767-564528855067018.pdf Acesso em: 15 nov. 2014.

_____. Um show destinado às massas: uma reflexão sobre o entretenimento religioso na esfera midiática. Revista Tomo (UFS), v. 01, 2009. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/tomo/article/viewFile/503/419 Acesso em: 17 nov. 2014.

Pubblicato

2015-05-28

Come citare

Soares, N. A., & Nascimento, D. C. da S. (2015). IGREJAS ELETRÔNICAS, OS NEOPENTECOSTAIS E A PREGAÇÃO DA FÉ NOS TEMPOS DO ESPETÁCULO RELIGIOSO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(3), 145–156. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2087

Fascicolo

Sezione

Artigos