ESTUDO DE CASOS SOBRE A ARQUITETURA PENAL HUMANIZADA NO ÂMBITO DO CÁRCERE FEMININO

Autores

Resumo

O sistema penal brasileiro há muito tempo deixou de cumprir seu papel ressocializador e atua apenas como agente punitivo, sem atender as demandas básicas dos apenados. Essa problemática se agrava ainda mais quando se trata da população carcerária feminina, que é totalmente invisibilizada, uma vez que o ideal de penitenciária foi criado sob moldes patriarcais que ainda não foram reformulados para atender as necessidades dessas mulheres. Este presente trabalho, com base na análise das origens do cárcere e a atual situação carcerária do estado de Alagoas, busca, portanto, ressignificar a esfera penal do ponto de vista feminino, realizando uma revisão narrativa do modelo de penitenciária, para que este siga uma arquitetura penal humanizada, fundamentada nas vertentes da neuroarquitetura e biofilia.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damasceno, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (DEHA-UFAL), Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Natália Gabriele Ferreira Alves

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Damasceno, S. R. G., & Ferreira Alves, N. G. . (2021). ESTUDO DE CASOS SOBRE A ARQUITETURA PENAL HUMANIZADA NO ÂMBITO DO CÁRCERE FEMININO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 157. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9788

Edição

Seção

Artigos