A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES PARA O PROCESSO DE CURA DOS PACIENTES

Autores

  • camilly rêgo arruda centro universitário tiradentes
  • Natália Ribeiro Silva centro universitário tiradentes
  • Vinicius Bernardi Ramos centro universitario tiradentes
  • Isabelle Alves Pereira centro universitário Tiradentes
  • Mônica Peixoto Vianna Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

arquitetura hospitalar, humanização hospitalar, sustentabilidade

Resumo

Este artigo trata da humanização da arquitetura hospitalar, como forma sustentável e confortável, a fim de influenciar positivamente na vida dos pacientes e daqueles que os rodeiam, utilizando no projeto técnicas de cores, variações na iluminação, áreas com vegetação, assim, contribuindo também com o meio ambiente. Atualmente, o número de projetos contendo a humanização como tema central, ainda não é suficiente, gerando projetos não sustentáveis e com custos altos, prejudicando a arquitetura e desvalorizando o ambiente. No presente artigo se destaca a importância da humanização no ambiente hospitalar, priorizando exclusivamente a influência do uso de vegetação, das cores, e da iluminação na cura de doenças. O artigo coloca em pauta informações e pesquisas coletadas, entende que o conforto interno nos ambientes hospitalares se estende a muito mais do que uma arquitetura padrão que atende às necessidades básicas dos usuários. Em se tratando de indivíduos com necessidades específicas é imprescindível uma série de pequenas medidas de adequação nas acomodações para suas precisões, que juntas fazem total diferença na vida desses. Destarte, o papel do profissional arquiteto é fundamental em todo processo de transformação da atmosfera hospitalar, antes desestimulante e empobrecida, em um local que promove saúde.

Biografia do Autor

camilly rêgo arruda, centro universitário tiradentes

aluno do 5o período de Arquitetura e Urbanismo

Natália Ribeiro Silva, centro universitário tiradentes

aluno do 5o período de Arquitetura e Urbanismo

Vinicius Bernardi Ramos, centro universitario tiradentes

aluno do 5o período de Arquitetura e Urbanismo

Isabelle Alves Pereira, centro universitário Tiradentes

aluno do 5o período de Arquitetura e Urbanismo

Mônica Peixoto Vianna, Centro Universitário Tiradentes

Professora Doutora, Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Referências

ACR ARQUITETURA. Arquitetura hospitalar humanizada- conforto térmico. Disponível em: <http://acr.arq.br/blog/arquitetura-hospitalar-humanizada-conforto-termico>. Acesso em: 20 de maio de 19.

Bem Tratar. Cromoterapia: terapia colorida. Disponível em: < https://bemtratar.com/artigos/cromoterapia-terapia-colorida>. Acesso em: 17 de dezembro de 2019.

CAVALCANTE, P B. Qualidade da iluminação em ambientes de internação hospitalar. 2002. 168 p. Trabalho de pós-graduação (pós-graduação em arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFRGS, Porto Alegre, 2002.

CORBELLA, Oscar. Em busca de arquitetura sustentável para os trópicos – conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

CRÍZEL, Lorí. O Desafio da humanização dos espaços. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/humanizacao-dos-espacos/. Acesso em: 27 de março 2019

DO NASCIMENTO, Maurício Antônio. Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar. Disponível em:http://hospitalhumanizado.blogspot.com/p/humanizacao-hospitalar.html. Acesso em: 27 de março 2019.

GUSMÃO, Vania Costa; BROTHERHOOD, Rachel. A influência das cores no estado psicológico dos pacientes em ambientes hospitalares. Artigo científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação em projeto de Interiores do Cesumar - Maringá/PR.23 p. 2010. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAmH0AB/a-influencia-das-cores-no-estado-psicologico-dos-pacientes-ambientes-hospitalares>. Acesso em: 30 de março de 19.

KOTH, Deyse. A influência da iluminação e das cores no ambiente hospitalar: a saúde vista com outros olhos. Especialize, revista online. 2013. Disponível em: < https://www.ipog.edu.br/revista-especialize-online/edicao-n4-2012/a-influencia-da-iluminacao-e-das-cores-no-ambiente-hospitalar-a-saude-vista-com-outros-olhos/ >. Acesso em 18 de março de 19.

NOGUEIRA, Caroline L. Humanização hospitalar. 2013. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Administração de Empresas - Instituto de Ensino Superior de Assis (IMESA) e Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis: IMESA, 2013.

MARTINS, Vânia P. A humanização e o ambiente físico hospitalar. In: SEMINÁRIO DE ENGENHARIA CLÍNICA, 4., 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador: Abdeh, 2004. p.63-67.

RODRIGUES, Antônio Carlos. ACR - Arquitetura Hospitalar. Disponível em: http://acr.arq.br/arquitetura-hospitalar-2. Acesso em: 27 de março 2019.

SETOR SAÚDE. Hospitais que buscam oferecer serviços vip com inspirações em hotéis. Disponível em: <https://setorsaude.com.br/hospitais-buscam-oferecer-servicos-vip-com-inspiracao-em-hoteis>. Acesso em:21 de maio de 19.

VASCONCELOS, Renata. Humanização de Ambientes Hospitalares: Características Arquitetônicas Responsáveis pela Integração Interior/Exterior. 2004. 177p. Tese (pós-graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Florianópolis: UFSC, 2004.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

arruda, camilly rêgo, Silva, N. R., Ramos, V. B., Pereira, I. A., & Vianna, M. P. (2020). A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES PARA O PROCESSO DE CURA DOS PACIENTES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(2), 31. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/8513

Edição

Seção

Artigos