EVOLUÇÃO DAS SALAS DE CINEMA: RECORTE TEMPORAL DOS PRIMEIROS ESPAÇOS DE EXIBIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS

Autores

Resumo

Este artigo busca demonstrar a evolução das salas de cinema desde seus primeiros espaços de exibição até sua configuração na contemporaneidade. Com essa finalidade, trata do surgimento dos primeiros inventos que deram início à história da sétima arte, o início da moldagem da indústria do cinema, bem como das primeiras salas e o quantitativo desses espaços. Logo em seguida, são descritas as dinâmicas desses espaços de exibição e como, drasticamente, evoluíram de galpões e armazéns adaptados à luxuosos palácios cinematográficos, antecedendo as salas atuais. Posteriormente, são apresentados e examinados os elementos que compõem uma sala de cinema, destrinchando ergonomia, acessibidade, acústica, iluminação e conforto térmico, do ponto de vista normativo e modelo padrão. Sendo assim, é possível notar que as salas de cinema se desenvolveram ao longo do tempo para completar a experiência que esse ambiente oferece ao assistir um filme, além de contemplar normas que garantem segurança e inclusão.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damasceno, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (DEHA-UFAL), Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Damasceno, S. R. G., & Amorim, D. S. C. de . (2021). EVOLUÇÃO DAS SALAS DE CINEMA: RECORTE TEMPORAL DOS PRIMEIROS ESPAÇOS DE EXIBIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 205. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/10273

Edição

Seção

Artigos