EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: ENSAIOS SOBRE A HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR BIOCLIMÁTICA

Autores

Resumo

A incorporação de estratégias bioclimáticas na concepção de projetos de arquitetura visa, além de um bom desempenho térmico, ambientes climaticamente confortáveis aos seus usuários. Pela atual grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/ AL, a disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV é lecionada no 6º período, trabalha com a inserção de edifícios residenciais verticais na malha urbana da cidade. A disciplina de Conforto Ambiental I faz parte da grade do 4º período, com ênfase no conforto térmico e eficiência energética. O objetivo do presente artigo é discutir a integração vertical entre as disciplinas de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV e Conforto Ambiental I durante as fases de desenvolvimento do projeto de edificações verticiais multifamiliares. O tema foi desenvolvido em três etapas distintas: estudo de repertório, esboço/estudo preliminar e anteprojeto de arquitetura. Sendo esta última fase incorporada aos estudos da disciplina Conforto Ambiental I no laboratório, envolvendo análises qualitativas de ventilação natural através do equipamento mesa d`água, além da verificação do projeto frente a Norma de Desempenho Térmico – NBR 15575. A tipologia adotada foi de edifícios com 6 pavimentos e com apartamentos de 2 e 3 quartos numa mesma lâmina. Constatou-se que o resgate dos conteúdos estudados na disciplina de Conforto Ambiental I contribuiu para uma reflexão mais embasada teoricamente trazendo direcionamento para os alunos quanto à importância das condicionantes ambientais. A integração permitiu um resultado de propostas para edifícios residenciais verticais mais confortáveis e eficientes, mesmo em situações de fachadas mais comprometidas com a alta insolação, através de dispositivos de proteção solar.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damasceno, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (DEHA-UFAL), Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Damasceno, S. R. G. (2021). EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: ENSAIOS SOBRE A HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR BIOCLIMÁTICA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 170. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/10240

Edição

Seção

Artigos