A CASA BURGUESA EM MACEIÓ: UMA ANÁLISE DO SETOR DE SERVIÇOS DAS HABITAÇÕES

Autores

  • Lana Souza Costa Brandão Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

6.04.01.01-0 História da Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O ambiente doméstico está em constante transformação desde a colonização até os dias de hoje, um dos ambientes que sofreu mudanças mais significativas foi o setor de serviço composto pela cozinha, lavanderia, quarto e banheiro de empregada. O artigo aborda a conformação espacial desse setor nas casas burguesas da cidade de Maceió. Através da análise das plantas das residências urbanas existentes na cidade de Maceió no período colonial, traçando um panorama das modificações com a finalidade de entender as heranças históricas que contribuíram para a atual conformação das áreas de serviço e das cozinhas. O modo de vida da população se modificou assim como seus valores, este fato reflete diretamente na conformação e no uso dos ambientes, principalmente o residencial. Pois, é na casa que os habitantes imprimem seus anseios e desenvolvem relações afetivas com o lugar e com as pessoas. O trabalho consiste em uma análise acerca do espaço doméstico com o foco para a casa burguesa da cidade de Maceió.

Referências

ALGRANTI, L. M. Famílias e vida doméstica. In: MELLO E SOUZA, L.

(org.). História da Vida Privada no Brasil. V. 1: Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BEGUIN, François. “As maquinarias inglesas do conforto”. Tradução Jorge Oseki. In: Revista Espaço & Debates. n. 34, 1991.

CARNAÚBA, Alana Tenório Lins. De fora para dentro: a trajetória da zona de serviço na residência maceioense. Trabalho final de graduação da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011;

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 2: Morar e Cozinhar. Michel de Certeau/Luce Giard/Pierre Mayol: tradução de Ephraim F. Alves e Lúcia Endlich Orth. 9. Ed. – Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

CORREIA, Telma de Barros. A construção do habitat moderno no Brasil –1870-1950 – São Carlos: RiMa, 2004.

COSTA, Craveiro. Maceió. 2ª Ed. SERGASA. Maceió, 1981.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O princípio da racionalidade e a gênese da cozinha moderna. PÓS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP/Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Comissão de Pós- Graduação – v.1 (1990) -. São Paulo: FAU, 1990 – pg

-154.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O Palacete Paulistano e outras formas urbanas de morar da elite cafeeira. (1867 – 1918). São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LEMOS, C. A. C. Cozinhas, etc. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MACHADO, Maria Lúcia. Interiores no Brasil: A influência Portuguesa no Espaço Doméstico. São Paulo. Editora Olhares, 2011.

PROST, Antonie & VINCENT, Gérard. História da Vida Privada 5: da Primeira Guerra a nossos dias. Companhia das Letras. São Paulo, 2006.

REIS FILHO, Nestor Goulard. Quadro da Arquitetura no Brasil. Ed. São Paulo

Perspectiva, 1997.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Vida privada e quotidiano no Brasil: na época de D. Maria I e D. João VI. Lisboa: Estampa, 1993.

SILVA, Luís Octávio da. Os quintais e a morada brasileira. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v11, n.12, p.61-78, dez 2004.

VERÍSSIMO, F.S., BITTAR, W.S.M. 500 anos da casa no Brasil: as transformações da arquitetura e da utilização do espaço da moradia. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Brandão, L. S. C. (2021). A CASA BURGUESA EM MACEIÓ: UMA ANÁLISE DO SETOR DE SERVIÇOS DAS HABITAÇÕES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 229. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/7825

Edição

Seção

Artigos