UMA PRAÇA E AS INFINITAS HISTÓRIAS QUE O ESPAÇO PODE TER

Autores

  • Catarina Agudo Menezes Centro Universitário Tiradentes
  • Ana Karolyne Soares Centro Universitário Tiradentes
  • Chiara Fragoso Centro Universitário Tiradentes
  • Jéssica Nascimento Centro Universitário Tiradentes
  • Stephanne Batista Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Lazer, Arborização, Praça Pública, Integração

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo criar um ambiente de lazer e integração com a comunidade do bairro da Levada como também o entorno em que o projeto estaria inserido. Para compor esse trabalho buscaram-se informações com uma visita em campo e na internet. Ao analisar o bairro da Levada, o entorno da área a ser projetada e a comunidade, foi proposto um projeto a interação entre a comunidade, e para poder alcançar esse objetivo foi sugerido a construção de uma praça, aumentando as áreas de lazer, vegetação, estrutura, comodidade e interação entre os moradores.Uma praça bem organizada,e com arborização adequada favorece o lazer e a recreação e é um meio para aproximação da população local.A escola está locada próxima a praça, no qual poderá interagir com a mesma, e realizar algumas atividades no espaço, possibilitando uma maior interação entre as pessoas da instituição e as pessoas da região. Ela propõe uma abordagem livre, em sua implantação está inserido um pássaro em forma do jogo Tangram possibilitando uma dinamicidade e passando uma ideia de liberdade. Sua fachada foi projetada de acordo com as paletas de cores do jogo deixando-a mais livre e convidativa dialogando com a praça.

Referências

DE ANGELIS, B. L. D; DE ANGELIS NETO, G.; BARROS, G. D. A.; BARROS, R. D. A. Praças: história, usos e funções. Maringá: EDUEM, 2005.

DIZERÓ, Joselle Davanço. Praça do interior paulista: estudos de caso nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto/SP. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC, Campinas, 2006.

FONT, Mauro. A praça em movimento: processos de transformações morfológicas e funcionais no Brasil do século XX. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

LIMA, A. L. P. et al. Problemas de utilização na conceituação de termos como espaços livres, áreas verdes e correlatos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, 2. São Luís: Imprensa EMATER/MA, 1994.

MACEDO, S. S.; ROBBA, F. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp, 2002.

SIGNIFICADOS.Significado de infinito. Disponível em: <https://www.significados.com.br/infinito/>. Acesso em : 14 de set. 2018 .

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Menezes, C. A., Soares, A. K., Fragoso, C., Nascimento, J., & Batista, S. (2021). UMA PRAÇA E AS INFINITAS HISTÓRIAS QUE O ESPAÇO PODE TER. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 219. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9094

Edição

Seção

Artigos