O TRABALHADOR IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO DO CAPITALISMO CONTEMPORANÊO

Autores

  • Albani Barros Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Tatiana da Silva Muniz Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Palavras-chave:

Capitalismo, estigma ao idoso, mercado de trabalho, trabalho

Resumo

O presente artigo faz uma discussão sobre o idoso e o mercado de trabalho sob a lógica de acumulação do capital, agravada a partir das transformações na esfera do trabalho com a reestruturação produtiva. Nessa análise, abordamos a realidade estigmatizada do idoso, considerado velho e não produtivo para o capital. Isso ocorre em razão desse idoso não ter condições de acompanhar o ritmo e as exigências de aceleração da intensidade das atividades laborativas, que, por sua vez, são necessárias para que o capital recomponham suas taxas de lucratividade no cenário de retração imposta pela crise estrutural. O estigma ao idoso não está apenas na esfera do trabalho, ele se desdobra por várias dimensões da vida. No caso brasileiro, essa situação é agravada pela ausência de políticas públicas para a sociedade como um todo e em especial para esse segmento idoso, que por sua vez cresce de forma acelerada.

Biografia do Autor

Albani Barros, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Albani de Barros, Mestre em Serviço Social pela UFAL e professor do curso de Serviço Social da Fits – Faculdade Integrada Tiradentes e do curso de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas.

Tatiana da Silva Muniz, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Integrada Tiradentes – FITS.

Referências

ALVARENGA, Maria Carmem Vilas Participação e Cidadania: uma estratégia possível, a experiência na UFF espaço avançado: 2001. Monografia (Especialização em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2001.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? : Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15. Ed. São Paulo. Ed. Cortez, 2011.

BEAUVOIR, Simone. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BRASIL. Lei nº 1074/2003. Estatuto do Idoso: DF: Outubro de 2003.

BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora: FTD, 1996.

BULLA, Leonia Capaverde; KAEFER, Carin Otília. Trabalho e aposentadoria: as repercussões sociais na vida do idoso aposentado. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 2, dez. 2003. Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br. Acesso em 05/12/2012

CAMARANO, Ana Amélia. Os novos idosos brasileiros. Muito além dos 60? Rio de Janeiro: IPEA, 2004.

______. Nota técnica: O idoso brasileiro no mercado de trabalho. s/d. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/pub/bcmt/mt_012h.pdf Acesso em 05/12/2012.

______. Relações Familiares, Trabalho e Renda entre Idosos. In: JÚNIOR, Juarez Correia Barros / organizador. Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade – 1. ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009.

FERRIGNO, José Carlos. O estigma da velhice: uma análise do preconceito aos velhos à luz das ideias de Erving Goffman. In Revista A Terceira Idade, São Paulo. Vol. 13. Nº 24. Abril 2002.

FRAIMAN, Ana P. Reflexão sobre assédio moral institucional e seus riscos na aposentadoria. In: JÚNIOR, Juarez Correia Barros / organizador. Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade – 1. ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009.

GOLDMAN, Sara Nigri. Velhice e Direitos Sociais. In: PAZ, Serafim Paz et al. (org). Envelhecer com cidadania: quem sabe um dia? Rio de Janeiro: ANG; CBCISS, 2000, p.13-42.

LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens. Boitempo: São Paulo, 2002.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

NERI, Aguinaldo Aparecido. O Envelhecimento no Universo do Trabalho – Desafios e Oportunidades depois dos 50 anos. In: JÚNIOR, Juarez Correia Barros / organizador. Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade – 1. ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009.

PAZ, Serafim Fortes. Dramas, cenas e tramas. A situação de fóruns e conselhos do idoso no Rio de Janeiro. Campinas, São Paulo, 2001. Tese de Doutorado.

Disponível: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000232436.

Acesso em 10/01/2013.

SARTI, Cynthia A. A velhice na família atual. In: I jornada sobre o processo de envelhecimento humano: novas perspectivas. Promovida pelo núcleo de estudo e pesquisa do processo de envelhecimento (NEPPE) do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. Vol.14, nº 2, São Paulo, 2001.

TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento e trabalho no tempo de capital: implicações para a proteção social no Brasil. – São Paulo: Cortez, 2008.

TELLES, José Luis. Posfácio. In: JÚNIOR, Juarez Correia Barros / organizador. Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade – 1. ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009.

Downloads

Publicado

2014-05-16

Como Citar

Barros, A., & Muniz, T. da S. (2014). O TRABALHADOR IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO DO CAPITALISMO CONTEMPORANÊO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(1), 103–116. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/1079