A VULNERABILIDADE DO MENOR FRENTE AOS FATORES DE RISCO PRESENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA – POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O ATO INFRACIONAL.

Autores

  • Glórya Maria Vieira CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL
  • Débora Stela CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL
  • Emanoel Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL
  • Andressa Lopes

Resumo

O presente artigo teve por objetivo averiguar os fatores de risco que podem levar o jovem brasileiro ao cometimento do ato infracional. A temática discutida torna-se relevante devido a necessidade de se identificar os fatores que podem levar o jovem brasileiro a realização da conduta infracional. A metodologia utilizada, foi uma revisão de literatura narrativa, realizada a partir de artigos científicos disponível na base de dados ScIELO, livros, bem como, o Código de Menores (1927),a Constituição Brasileira (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990). Tendo como resultado a observância de que os fatores de risco apontados são a presença do transtorno de conduta, demandas associadas à família, o uso de substâncias psicoativas, como também, a violência, seja ela de ordem física ou no contexto intrafamiliar. Pode-se constatar que na maioria das vezes, se apresentam de forma conjunta, podendo ser de ordem biológica ou socioambiental. Diante disso, ficou evidenciada a ineficiência das políticas públicas adotadas para a prevenção primária dos fatores de risco apresentados.

Biografia do Autor

Glórya Maria Vieira, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL

Estudante de psicologia no Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Débora Stela, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL

Estudante de direito no Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Emanoel Lima, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES/AL

Estudante de direito no Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Andressa Lopes

Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP) e Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL.

Downloads

Publicado

2022-05-15

Como Citar

Vieira, G. M., Barbosa, D. S. de A. ., dos Santos, E. L., & Lopes, A. P. . (2022). A VULNERABILIDADE DO MENOR FRENTE AOS FATORES DE RISCO PRESENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA – POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O ATO INFRACIONAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(2), 45. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/10392

Edição

Seção

Artigos