A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autor/innen

  • Letícia Dayane de Lima Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Schlagworte:

Educação no Brasil. Inserção do psicólogo escolar. Educação inclusiva.

Abstract

Letícia Dayane de Lima¹; Zildete Carlos Lyra Barbosa¹; Sandra Patrícia Lamenha Peixoto². A educação no Brasil teve um desenvolvimento lento, elitista, contou primeiramente com o conhecimento da igreja no período colonial, seguia uma particularidade elitista, mesmo assim a comunidade jesuíta contribuiu com a construção de escolas dando início ao que hoje corresponde ao ensino fundamental. As escolas em geral desempenham um grande papel na vida das pessoas, suas imensas variedades de funções práticas, funcionais e educacionais, contribuem para a realização e efetivação do seu objetivo principal, ou seja, a formação bem sucedida e prolífera de seus alunos. Fruto de um trabalho bem sucedido realizado por uma equipe de profissionais qualificados para construir e desenvolver uma educação de qualidade. É possível afirmar que a finalidade da psicologia escolar é ampliar o processo de aprendizado, com pesquisas e inovações, levando para o ambiente das escolas propostas de conscientização de que a educação de qualidade é direito de todos. A atuação do psicólogo escolar e educacional deve estar pautada em promover a democratização da educação, problematizando para que a inclusão de alunos com limitações em escola publica se torne uma prática comum e com eficácia. Todos os estudantes que possuam necessidades especiais e/ou deficiências físicas ou mentais, devem participar do programa de Educação Especial e Inclusiva. O presente artigo tem como objetivo apresentar a necessidade da inserção do psicólogo escolar e educacional nas redes de ensino. Para isso, realizou-se um estudo de revisão sistemática de literatura em psicologia sobre a necessidade da inserção do psicólogo escolar nas instituições de ensino fundamental e a educação inclusiva tendo como referenciais artigos, livros e cartilhas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no período de 1997 a 2015. Posteriormente foi efetuada uma pesquisa descritiva em uma Escola Municipal de Maceió-AL, que oferta Ensino fundamental I, através da elaboração e aplicação de um questionário com a coordenadora e de uma entrevista semi-estruturada com uma professora desta instituição por meio do qual pretendeu-se coletar dados relevantes para apresentar a importância e a necessidade da inserção do psicólogo escolar e educacional nesse contexto. Palavras-chave: Educação no Brasil. Inserção do psicólogo escolar. Educação inclusiva. 1- Graduandas do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT. 2- Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.

Veröffentlicht

2018-10-30

Zitationsvorschlag

de Lima, L. D. (2018). A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 73. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4799

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Artigos