INVESTIGAÇÃO DA PREFERÊNCIA TÉRMICA POR GÊNERO EM SALAS DE AULA CLIMATIZADAS PARA O CLIMA QUENTE E ÚMIDO

Autores

  • Delson Frederico Tavares
  • Mara Rúbia Araújo Holanda
  • Maxsilane Maria de Oliveira Caetano
  • Leonardo Salazar Bittencourt

Palavras-chave:

Preferência térmica. Salas de aula. Ar condicionado.

Resumo

O conforto térmico é um estudo que envolve a adaptação do indivíduo ao ambiente. Sua avaliação é composta de um processo psicofisiológico no qual podem influir características subjetivas como idade, gênero e forma do corpo. Os estudos propostos por Fanger indica que a mulher possui um metabolismo inferior ao do homem e em geral se sentem confortáveis 1°C mais alto que a preferência masculina. Neste sentido, este artigo buscou investigar a diferença entre a preferência térmica sentida por homens e mulheres em salas de aula climatizadas no clima quente e úmido em Maceió/Al. A metodologia aplicada foi a de monitoramentos de variáveis ambientais e aplicação de questionário de sensação e preferência térmica. Com base nas respostas dadas pelos usuários dos espaços estudados, percebeu-se que não houve diferença significativa entre a preferência térmica para ambos os sexos.

Biografia do Autor

Delson Frederico Tavares

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Mara Rúbia Araújo Holanda

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo programa de pós-graduação Dinâmicas do Espaço Habitado – UFAL; Doutoranda do programa de pós-graduação Dinâmicas do Espaço Habitado – DEHA – UFAL; Professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Artigo baseado na tese em andamento intitulada Influência da definição do setpoint do ar condicionado para o conforto térmico e consumo energético em clima quente e úmido. 

Maxsilane Maria de Oliveira Caetano

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Leonardo Salazar Bittencourt

Doutor em Environment and Energy Studies - Architectural Association Graduate School; Graduado em
Arquitetura e Urbanismo – UFPE; Professor voluntário da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ARAÚJO, V.M.D. Parâmetros de Conforto Térmico para Usuários de Edificações Escolares. Natal: Edufrn, 2001.

BURSE, R. L.; Sex differences in human thermoregulatory response to heat and cold stress, Hum. Factors, 21, 687– 699. 1979.

Daanen HAM (2003) Finger cold-induced vasodilation: a review. Eur J Appl Physiol 89:411–426.

DJONGYANG, N., TCHINDA, R. AND NJOMO, D.; Thermal comfort: a review paper, Renew. Sustain. Energy Rev., 14, 2626 – 2640. 2010.

FANGER, P.O. Thermal Confort. New York: McGraw-Hill Books Company, 1970.

FRONTCZAK, M. AND WARGOCKI, P.; Literature survey on how different factors influence human comfort in indoor environments, Build and Environment., 46, 922–937. 2011.

GOBO, J. P. A.; BORGES, D. C.; BARATTO, J.; SILVEIRA, T. S.; ONCA, D. S.; FARIA, M. R.; GALVANI, E. Avaliação da percepção climática de homens e mulheres e do conforto térmico em Santa Maria-RS. Boletim Paulista de Geografia. V. 96, p. 31-50, 2017.

HUMPHREYS, M.A., Field studies of thermal comfort compared and applied. Building Services Engineering, 44, 5–27. 1976.

KOENIGSBERGER, et al. Viviendas y Edifícios em Zonas Cálidas y Tropicales. Madrid: Paraninfo, 1977.

VAN HOOF, J.; Forty years of Fanger’s model of thermal comfort: comfort for all? Indoor Air, 18, 182–201. 2008.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Frederico Tavares, D. ., Araújo Holanda, M. R., de Oliveira Caetano, M. M., & Salazar Bittencourt, L. . (2021). INVESTIGAÇÃO DA PREFERÊNCIA TÉRMICA POR GÊNERO EM SALAS DE AULA CLIMATIZADAS PARA O CLIMA QUENTE E ÚMIDO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 183. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9287

Edição

Seção

Artigos