DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL

Autors/ores

  • Hugo Fernando Calheiros Angelo CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Mônica Peixoto Vianna CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Carina Letícia Rodrigues Oliveira Falcão CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Paraules clau:

Patrimônio industrial, Núcleo fabril, Fernão Velho.

Resum

Esta pesquisa fez um levantamento e estudo do antigo núcleo residencial operário de Fernão Velho e daquela que ficou conhecida como “Fábrica Carmen”, verificando suas configurações espaciais, as tipologias de arquitetura e suas relações com diferentes conceitos de habitat e, finalmente, o processo de desmonte e a situação atual desses espaços. Abordou um período em que aconteceram as primeiras tentativas de industrialização do Estado, através da fundação de sua primeira fábrica têxtil e vila operária. Baseou-se em levantamentos bibliográficos, iconográficos e audiovisuais sobre o tema abordado, além de levantamentos e sistematização de informações obtidas através das pesquisas em arquivos locais e em portais virtuais de periódicos de instituições científicas, e de visitas ao antigo núcleo operário de Fernão Velho, atualmente um bairro de Maceió, Alagoas. A pesquisa constatou o processo de esquecimento e abandono que o bairro vem sofrendo ao passo em que sua relevância econômica deixou de ser uma peça chave para administração da cidade e do Estado. Mostra assim, como este fato trouxe consequências sociais importantes como a falta de oportunidades de emprego para os antigos e também o risco de desaparecimento dessa população nos próximos anos, já que muitas famílias acabaram por mudar de endereço.

Biografia de l'autor/a

Mônica Peixoto Vianna, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Professora Titular

Referències

CIPRIANO, Waldir. Fernão Velho: tradição e história. O Jornal, Maceió, 17 jan. 1999. Caderno de Cultura, p. 5.

CORREIA, Telma de Barros. Pedra: Plano e cotidiano operário no Sertão. O projeto urbano de Delmiro Gouveia. São Paulo, 1995. Tese de doutorado, FAU/USP.

____. Moradia e trabalho: o desmonte da cidade empresarial. In: Encontro Nacional da ANPUR, 7., Recife, 1997. Anais... Recife: ANPUR, 1997.

ESTADO DE ALAGOAS, 2018. Os Pioneiros. Disponível em: < http://www.estado-de-alagoas.com/historia-de-alagoas-os-pioneiros.htm> Acesso em: 29 de janeiro de 2018.

FARIAS, Fábio. Entrevista concedida à Carina Leticia Rodrigues Oliveira Falcão e Hugo Fernando Calheiros Ângelo, no dia 26 de janeiro de 2018.

FARIAS, Ivo dos Santos. Dominação e resistência operária no núcleo fabril de Fernão Velho/AL (1953-1962). 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

FARIAS, I. S.; TAVARES, M. G. Entre o moderno e o arcaico: capitalismo e dominação na indústria têxtil de Fernão Velho – Maceió-AL. In: Seminário internacional de pós-graduação em ciências sociais, 1., 2015, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2015.

FARIAS, Michelle. Ex-funcionários da antiga Fábrica Carmen ainda vivem de ‘bicos’ por causa de pendências trabalhistas. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/ex-funcionarios-da-antiga-fabrica-carmen-ainda-vivem-de-bicos-por-causa-de-pendencias-trabalhistas.ghtml>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.

G1 Alagoas. Polícia cumpre reintegração de posse na antiga Fábrica Carmen, em Maceió. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/policia-cumpre-reintegracao-de-posse-na-antiga-fabrica-carmen-em-maceio.ghtml>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2018.

LESSA, Golbey. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em :http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 5 de jan. 2017.

MACIEL, Oswaldo Batista Acioly. Trabalhadores, identidade de classe e socialismo: os gráficos de Maceió, 1895-1905. Maceió: Edufal, 2009.

MARINGONI, Gilberto. História – Império de crises. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2572:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 de fev. 2018.

MOURA, Golbery Luiz Lessa. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em: http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 10 de abril de 2017.

OLIVEIRA, Bleine. Leilão da Fábrica Carmen deve ser anulado pelo TRT. Disponível em: <http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=315064>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.

SILVA, J. D. do N.; PALMEIRA, Maria Verônica L. Heranças e Transformações de um Bairro Industrial: o caso de Fernão Velho, Maceió-AL. In Seminário de Patrimônio Agroindustrial - Lugares de Memória, 2., 2010, São Carlos. Anais..., São Carlos: USP, 2010, p.1-16.

TAVARES, Marcelo Góes. Do tecer da memória ao tecido da história: operários, trabalho e política na indústria têxtil em Fernão Velho (Maceió, AL, 1943-1961). Maceió, 2016. Tese de doutorado, Programa de pós-graduação em História/UFPE.

TENÓRIO, Douglas Apratto; LESSA, Golbery Lessa. O ciclo do algodão e as vilas operárias. Maceió: Sebrae, 2013.

TICIANELI, Edberto. O Natal de Félix Lima Júnior em Bebedouro. Disponível em: <http://www.historiadealagoas.com.br/o-natal-de-felix-lima-junior-em-bebedouro.html>. Acesso: 24 de fevereiro de 2018.

Publicades

2018-10-30

Com citar

Angelo, H. F. C., Vianna, M. P., & Falcão, C. L. R. O. (2018). DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 25. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6087

Número

Secció

Artigos