DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL

Autores

  • Hugo Fernando Calheiros Angelo CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Mônica Peixoto Vianna CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Carina Letícia Rodrigues Oliveira Falcão CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Palavras-chave:

Patrimônio industrial, Núcleo fabril, Fernão Velho.

Resumo

Esta pesquisa fez um levantamento e estudo do antigo núcleo residencial operário de Fernão Velho e daquela que ficou conhecida como “Fábrica Carmen”, verificando suas configurações espaciais, as tipologias de arquitetura e suas relações com diferentes conceitos de habitat e, finalmente, o processo de desmonte e a situação atual desses espaços. Abordou um período em que aconteceram as primeiras tentativas de industrialização do Estado, através da fundação de sua primeira fábrica têxtil e vila operária. Baseou-se em levantamentos bibliográficos, iconográficos e audiovisuais sobre o tema abordado, além de levantamentos e sistematização de informações obtidas através das pesquisas em arquivos locais e em portais virtuais de periódicos de instituições científicas, e de visitas ao antigo núcleo operário de Fernão Velho, atualmente um bairro de Maceió, Alagoas. A pesquisa constatou o processo de esquecimento e abandono que o bairro vem sofrendo ao passo em que sua relevância econômica deixou de ser uma peça chave para administração da cidade e do Estado. Mostra assim, como este fato trouxe consequências sociais importantes como a falta de oportunidades de emprego para os antigos e também o risco de desaparecimento dessa população nos próximos anos, já que muitas famílias acabaram por mudar de endereço.

Biografia do Autor

Mônica Peixoto Vianna, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Professora Titular

Referências

CIPRIANO, Waldir. Fernão Velho: tradição e história. O Jornal, Maceió, 17 jan. 1999. Caderno de Cultura, p. 5.

CORREIA, Telma de Barros. Pedra: Plano e cotidiano operário no Sertão. O projeto urbano de Delmiro Gouveia. São Paulo, 1995. Tese de doutorado, FAU/USP.

____. Moradia e trabalho: o desmonte da cidade empresarial. In: Encontro Nacional da ANPUR, 7., Recife, 1997. Anais... Recife: ANPUR, 1997.

ESTADO DE ALAGOAS, 2018. Os Pioneiros. Disponível em: < http://www.estado-de-alagoas.com/historia-de-alagoas-os-pioneiros.htm> Acesso em: 29 de janeiro de 2018.

FARIAS, Fábio. Entrevista concedida à Carina Leticia Rodrigues Oliveira Falcão e Hugo Fernando Calheiros Ângelo, no dia 26 de janeiro de 2018.

FARIAS, Ivo dos Santos. Dominação e resistência operária no núcleo fabril de Fernão Velho/AL (1953-1962). 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

FARIAS, I. S.; TAVARES, M. G. Entre o moderno e o arcaico: capitalismo e dominação na indústria têxtil de Fernão Velho – Maceió-AL. In: Seminário internacional de pós-graduação em ciências sociais, 1., 2015, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2015.

FARIAS, Michelle. Ex-funcionários da antiga Fábrica Carmen ainda vivem de ‘bicos’ por causa de pendências trabalhistas. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/ex-funcionarios-da-antiga-fabrica-carmen-ainda-vivem-de-bicos-por-causa-de-pendencias-trabalhistas.ghtml>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.

G1 Alagoas. Polícia cumpre reintegração de posse na antiga Fábrica Carmen, em Maceió. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/policia-cumpre-reintegracao-de-posse-na-antiga-fabrica-carmen-em-maceio.ghtml>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2018.

LESSA, Golbey. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em :http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 5 de jan. 2017.

MACIEL, Oswaldo Batista Acioly. Trabalhadores, identidade de classe e socialismo: os gráficos de Maceió, 1895-1905. Maceió: Edufal, 2009.

MARINGONI, Gilberto. História – Império de crises. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2572:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 de fev. 2018.

MOURA, Golbery Luiz Lessa. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em: http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 10 de abril de 2017.

OLIVEIRA, Bleine. Leilão da Fábrica Carmen deve ser anulado pelo TRT. Disponível em: <http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=315064>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.

SILVA, J. D. do N.; PALMEIRA, Maria Verônica L. Heranças e Transformações de um Bairro Industrial: o caso de Fernão Velho, Maceió-AL. In Seminário de Patrimônio Agroindustrial - Lugares de Memória, 2., 2010, São Carlos. Anais..., São Carlos: USP, 2010, p.1-16.

TAVARES, Marcelo Góes. Do tecer da memória ao tecido da história: operários, trabalho e política na indústria têxtil em Fernão Velho (Maceió, AL, 1943-1961). Maceió, 2016. Tese de doutorado, Programa de pós-graduação em História/UFPE.

TENÓRIO, Douglas Apratto; LESSA, Golbery Lessa. O ciclo do algodão e as vilas operárias. Maceió: Sebrae, 2013.

TICIANELI, Edberto. O Natal de Félix Lima Júnior em Bebedouro. Disponível em: <http://www.historiadealagoas.com.br/o-natal-de-felix-lima-junior-em-bebedouro.html>. Acesso: 24 de fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Angelo, H. F. C., Vianna, M. P., & Falcão, C. L. R. O. (2018). DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 25. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6087

Edição

Seção

Artigos