ESTUDO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLEO. UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM CAMPO.

Autores

  • Rayssa Costa Cabral Centro Universitário Tiradentes
  • Dheiver Francisco Santos

Palavras-chave:

Água produzida, tratamento físico, tratamento químico, tratamento biológico.

Resumo

A água produzida é uma mistura de diferentes compostos orgânicos e inorgânicos presente na rocha assim como o óleo e o gás, é o maior efluente gerado na exploração e produção de petróleo, possui em sua composição elevados teores de sais, óleo dissolvidos, metais pesados e substâncias tóxicas. Essa água pode ser usada na própria exploração do petróleo ou descartada de acordo com o volume de resíduos encontrados em sua composição, paraa definição desse destino, é necessário o tratamento da água produzida utilizando métodos físicos (adsorção física, filtros de areia, ciclones, evaporação, precipitação de ar dissolvido, C-TOUR), químicos (precipitação química, oxidação química, processo eletroquímico, tratamento fotocatalítico, processo de fenton, tratamento com ozono, líquidos iônicos, desemulsificadores) e biológicos (tratamento de membranas).Esse trabalho analisouos diferentes tipos de tratamento e identificou a eficácia através de uma revisão literária.

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

Cabral, R. C., & Santos, D. F. (2019). ESTUDO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLEO. UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM CAMPO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 175. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/6782

Edição

Seção

Artigos