LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO PET EM MACEIÓ/AL: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Adriano Marinheiro Pompeu Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL
  • Joana Layssa Alves Lima Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Lara Joanna Cardoso Nunes Ferreira Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Nicole Maria da Silva Romeiro Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Palavras-chave:

Logística Reversa. Plástico PET. Responsabilidade Ambiental.

Resumo

Impactos causados ao meio ambiente são preocupações latentes nos meios empresariais e sociais, uma vez que são evidenciados pelo descarte inadequado de resíduos na natureza. A responsabilidade das ações humanas está diretamente relacionada aos impactos ambientais, empresas, sociedade e órgãos públicos precisam interagir a fim de proporcionar ações benéficas a todos os envolvidos. Neste contexto, uma preocupação atual é o descarte inadequado de garrafas PET, sendo este, um material que além de poluir o ecossistema, tem o potencial de causar grande impacto ambiental. Por este motivo, surge a necessidade de compreender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua interação com a Logística Reversa (LR) do Plástico PET. Tanto a Lei 12.305/10, quanto a metodologia LR, possuem um potencial de auxiliar o descarte adequado do plástico PET, uma vez que prezam em reduzir os impactos ambientais. Com o intuito de preservar o meio ambiente de uma cidade voltada diretamente ao turismo, conhecida internacionalmente por suas belas praias, este trabalho analisa a LR de plástico PET em Maceió/AL e a efetividade desta cadeia, descrevendo a LR e propondo ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Adriano Marinheiro Pompeu, Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Pela Universidade UNIDERP, Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/MS. Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Joana Layssa Alves Lima, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Graduanda em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Tiradentes de Maceió/AL (UNIT).

Lara Joanna Cardoso Nunes Ferreira, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Graduanda em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Tiradentes de Maceió/AL (UNIT).

Nicole Maria da Silva Romeiro, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Graduanda em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Tiradentes de Maceió/AL (UNIT).

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Pompeu, A. M., Lima, J. L. A., Ferreira, L. J. C. N., & Romeiro, N. M. da S. (2018). LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO PET EM MACEIÓ/AL: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 157. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/6088

Edição

Seção

Artigos