INIBIDORES DE CORROSÃO METÁLICA EM COLUNAS DE PERFURAÇÃO

Autores

  • Jéssica de Brito Marques Cruz Acadêmica do Curso de Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.
  • Rafaela Verçosa Vasconcélos Acadêmica do Curso de Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.
  • Giordano Bruno Medeiros Gonzaga Docente do Curso de Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.

Palavras-chave:

Coluna de Perfuração. Corrosão. Inibidores.

Resumo

Este trabalho busca conceituar e identificar os inibidores que agem sobre a corrosão sofrida pelos equipamentos da indústria de petróleo e gás com o passar do tempo, além de apresentar e descrever as partes que formam a coluna de perfuração. A metodologia empregada foi por meio de sites, livros e periódicos. A perfuração de um poço envolve um duto que possui materiais metálicos sujeitos ao desgaste. Portanto, faz-se necessário controlar esses processos corrosivos, e para tal fim, utiliza-se inibidores. Estes podem ser orgânicos ou inorgânicos e anódicos (oxidantes ou não oxidantes), catódicos ou de adsorção. Possuem a capacidade de bloquear a ação da reação anódica, catódica ou de ambas. Essas substâncias devem ser ativas em um meio alcalino, para não alterar suas propriedades físicas e químicas. Para a escolha do melhor inibidor é essencial que se leve em consideração as características e mecanismos de ação de cada inibidor, o que é observado por meio de testes de eficiência de inibição. É possível observar com esse estudo que os inibidores atenuam a corrosão, porém não impedem que ela aconteça, e que os mais usados são os do tipo nitrogenado.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

Cruz, J. de B. M., Vasconcélos, R. V., & Gonzaga, G. B. M. (2017). INIBIDORES DE CORROSÃO METÁLICA EM COLUNAS DE PERFURAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 4(1), 159. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/4396

Edição

Seção

Artigos