APLICAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA REMOÇÃO DE PETRÓLEO DA ÁGUA PRODUZIDA

Autores

  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes
  • Renato da Silva Estratégia Concursos
  • Walquíria Joseane Silva Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN
  • Jailma Barros dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Resumo

A água produzida, obtida durante a produção do petróleo, contém metais pesados e contaminantes orgânicos que devem ser removidos, antes de ser descartada ou de ser utilizada como método de recuperação secundária. Para tratá-la, alguns métodos químicos e físicos são aplicados. Dentre eles, a adsorção é uma técnica amplamente utilizada para remoção de metais pesados e teor de óleos e graxas. Neste trabalho, o bagaço de cana-de-açúcar foi caracterizado a fim de verificar o seu potencial como bioadsorvente na remoção dos contaminantes da água produzida. Inicialmente, foi realizado um pré-tratamento da biomassa e uma caracterização físico-química. Em seguida, a biomassa foi ativada através de uma solução com 0,1 mol.L-1 NaOH, 0,1 mol.L-1 HCl e 1,2 mol.L-1 Ácido cítrico. Os testes do teor de cinzas, umidade, matéria volátil e carbono fixo para o bagaço de cana, foram iguais a 7,92 %; 2,39 %; 69,85 % e 19,85 %, respectivamente, corroborando com os dados da literatura. A ativação química foi comprovada pelas análises de DRX e FTIR. Por fim, foram realizados estudos de adsorção em uma coluna de leito fixo utilizando solução sintética de água produzida como corrente de alimentação. Através disso, foi possível verificar o percentual de adsorção da biomassa e traçar a curva de ruptura do sistema. Os resultados mostraram uma remoção de 83,4 % dos contaminantes da solução sintética, além disso, verificou-se o ponto de ruptura igual a 0,3 e tempo de ruptura em torno de 180 minutos para os parâmetros da coluna. Assim, pode-se concluir que há possibilidade da aplicação do bagaço de cana-de-açúcar na remoção dos contaminantes da água produzida pelo processo de adsorção.

 

Palavras-chave: Bioadsorção, Hidrocarbonetos, Contaminantes.

Biografia do Autor

Renato da Silva, Estratégia Concursos

Engenheiro de Petróleo formado no Centro Universitário Tiradentes -UNIT. Atualmente, Professor do Estratégia

Walquíria Joseane Silva, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN

Engenheira doutora Pós graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente trabalha na indústria como Engenheira de Segurança do Trabalho e na atividade docente como professora mediadora no curso subsequente em Segurança do Trabalho. Ampla experiência profissional docente em cursos de tecnologia e pós-graduação em segurança do trabalho.

Jailma Barros dos Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Tem experiência em síntese, caracterização e aplicações de materiais organometálicos (catalisadores) em reações de conversão de celulose, glicose e frutose em importantes insumos químicos. Foi vencedora 10º Prêmio Nacional de Pós Graduação Braskem ABEQ, ocupando o 1º lugar na categoria mestrado. Atualmente é Professor Assistente I do Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Ministra as disciplinas de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte 1 e 2, para todos os cursos de Engenharia.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Limeira, V., da Silva, R. ., Joseane Silva, W. ., & Barros dos Santos, J. . (2021). APLICAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA REMOÇÃO DE PETRÓLEO DA ÁGUA PRODUZIDA. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 111. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/10381

Edição

Seção

Artigos