ESTÉTICA ODONTOLÓGICA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL COM OS ALUNOS DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES (UNIT-PE)

Autores

  • Talita Cruz De Oliveira Menezes
  • Thiago da Silva Vieira
  • Igor Felipe Andrade Costa De Souza

Resumo

Atualmente, a Odontologia Estética adquiriu importância pelos pacientes que buscam aperfeiçoamento bucal e facial. Além de promover saúde, esse senso está relacionado a fatores psicológicos, e um deles é o aumento da autoestima, pois o sorriso e a harmonização facial, tornaram-se agradável para os recursos visuais; integrando a reabilitação. Esse trabalho teve por objetivo abordar o conhecimento presente nos alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) em relação a Odontologia Estética através de um questionário do tipo abordagem quantitativa, com levantamentos de dados transversais, foi mostrado em porcentagem o nível de informação dos 100 alunos do 5º ao 10º período do curso de Odontologia, em relação aos conhecimentos sobre procedimentos estéticos e suas indicações no âmbito odontológico. Foi observado que 79% dos alunos entrevistados tinham conhecimento sobre a Estética Odontológica. Foi apresentado que 59% dos alunos indicariam lentes de contato dental e tratamento ortodôntico como procedimentos estético. A técnica imediata e com moldeiras pré-fabricadas foi o procedimento mais indicado com 53,7% no quesito clareamento dental. Obteve-se que 34,8% das dos alunos responderam que as indicações para toxina botulínica e ácido hialurônico são para a redução de rugas causadas pela contração muscular e rejuvenescimento da glabela. Foi observado que 81% dos entrevistados tem conhecimento sobre a cirurgia de bichectomia. Conclui-se que apesar que os acadêmicos retratam semelhanças entre as respostas, é notável que o conhecimento adquirido pelos mesmos se baseia-se em seus interesses por esta área da Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Cruz De Oliveira Menezes

Acadêmica do Curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Thiago da Silva Vieira

Acadêmico do Curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Igor Felipe Andrade Costa De Souza

Doutor em Ciências Biológicas; Biomédico; Professor do curso de Biomedicina pela Faculdade Integrada de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Cruz De Oliveira Menezes, T., da Silva Vieira, T. ., & Felipe Andrade Costa De Souza, I. . (2020). ESTÉTICA ODONTOLÓGICA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL COM OS ALUNOS DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES (UNIT-PE). Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(3), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/9870

Edição

Seção

Artigos