A EFICÁCIA DA CARBOXITERAPIA NA ESTRIAS ALBAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Amanda Maria Leal Barbosa
  • Fernanda Luiza Silva
  • Liliane de Alencar Tenório
  • Andrezza Pimentel de Santana

Resumo

As estrias são lesões dérmicas atróficas, causadas através do rompimento das fibras de colágeno e elastina. Embora sua etiologia seja desconhecida, estudos apontam teorias que justificam o seu surgimento. Uma das disfunções teciduais que geram insatisfação e baixa estima, principalmente no público feminino, que é o mais acometido. Desta forma, a busca por tratamentos para esta disfunção é constante, logo, a carboxiterapia traz uma abordagem para esta alteração dérmica, através da infusão do dióxido de carbono diretamente na lesão, comtempla a reorganização das fibras de colágeno, elastina e a reepitelização, preenchendo a cicatriz, como consequência dos seus efeitos fisiológicos. O presente estudo tem como objetivo descrever a eficácia da carboxiterapia no tratamento das estrias. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, os títulos selecionados estão entre os anos de 2009 a 2019, incluídos estudos nas línguas portuguesas e inglesa, de caráter experimental e revisões sistemáticas e de literatura. Resultados: Em todos os estudos demonstraram que a carboxiterapia tem indicação e aplicabilidade nas estrias, devido ao seu estímulo local atuando exatamente nas alterações apresentadas desta disfunção. Conclusão: Embora seja um procedimento doloroso e/ou desconfortável, os pacientes apresentam um grau de satisfação interessante, acarretando a minimização do aspecto estriado, melhorando a flacidez e reduzindo as estrias no comprimento e espessura, além da tonalidade aproximar-se ao tom natural da pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Maria Leal Barbosa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Fernanda Luiza Silva

Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Liliane de Alencar Tenório

Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Andrezza Pimentel de Santana

Mestre em educação na área de saúde; Especialista em dermatofuncional; Fisioterapeuta; Professora do Centro universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Maria Leal Barbosa, A., Luiza Silva, F., de Alencar Tenório, L. ., & Pimentel de Santana, A. (2020). A EFICÁCIA DA CARBOXITERAPIA NA ESTRIAS ALBAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(3), 52. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/9873

Edição

Seção

Artigos