ABORDAGEM E CUIDADOS DO CIRURGIÃO DENTISTA EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

  • Amanda Cristina de Magalhães Souza Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco –UNIT/PE.
  • Diógenes Ferreira Vaz de Carvalho Acadêmico do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco –UNIT/PE.
  • Maria Rita Marinho de Andrade Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
  • Myllena Cabral Marinho Pereira Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
  • Rayanne Bezerra dos Santos Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
  • Singrid Karla Pereira da Silva Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
  • Kátia Virgínea Guerra Botelho Cirurgiã Dentista; Doutora em Nutrição; Docente do Curso de Odontologia, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.

Palavras-chave:

Conduta Odontológica. Hipertensão Arterial. Interação Medicamentosa

Resumo

O indivíduo hipertenso requer cuidados especiais no atendimento odontológico, pois o uso de anestésicos locais com ou sem vasoconstritores e da terapia medicamentosa podem causar complicações em pacientes hipertensos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos mais importantes problemas da saúde pública no mundo atual. No Brasil, pesquisas apontam a prevalência acima de 30%. Essa revisão de literatura tem como objetivo enfatizar a importância do cirurgião dentista em ter o conhecimento das consequências e das possíveis complicações que porventura possam surgir durante o atendimento clínico, ou ainda, em decorrência da terapia medicamentosa e a melhor conduta a ser tomada, visando o melhor atendimento ao paciente hipertenso. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, em sítios acadêmicos como Scielo, PubMed, Google Acadêmico e livros da biblioteca do Centro Universitário Tiradentes UNIT-PE, em períodos de novembro de 2018 a março de 2019. Foram encontrados vinte e dois artigos onde será abordada a importância que o cirurgião- -dentista seja devidamente treinado para realizar o suporte básico de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Souza, A. C. de M., Carvalho, D. F. V. de, Andrade, M. R. M. de, Pereira, M. C. M., Santos, R. B. dos, Silva, S. K. P. da, & Botelho, K. V. G. (2019). ABORDAGEM E CUIDADOS DO CIRURGIÃO DENTISTA EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(2), 59. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/7744

Edição

Seção

Artigos