REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE COM HIPERPLASIA GENGIVAL CAUSADO PELO USO DA CICLOSPORINA A

Autores

  • SRª LIVYA CASTRO FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO- FACIPE

Palavras-chave:

Hiperplasia gengival. Ciclosporina A. Atendimento odontológico. Insuficiência renal crônica.

Resumo

A Ciclosporina é um medicamento imunossupressor usado em pacientes que recebem transplante de órgãos, como rins, fígado, pele, coração, utilizado para evitar a rejeição do órgão transplantado a fim de melhorar a sobrevida do enxerto prevenindo a sua rejeição, A pode modificar o metabolismo o tecido gengival e ósseo e a composição do biofilme bucal. A ciclosporina é um peptídeo cíclico composto por 11 aminoácidos, produzido pelo fungo Tolypocladium inflatum. A sua ação se faz inibindo a proliferação dos linfócitos T. A CsA apresenta estreita faixa terapêutica e séria hepato e nefrotoxicidade devendo por isso ser monitorizada nos pacientes transplantados. O uso prolongado de Ciclosporina A pode causar hipertrofia gengival e vidências científicas mostram que diversos medicamentos de uso sistêmico podem alterar a morfologia e fisiologia dos tecidos periodontais, este artigo mostra que, mesmo sendo eliminada cirurgicamente a possibilidade de recidiva deste aumento é real em função do uso necessário da ciclosporina A, e que o cirurgião dentista deve estar preparado para este tipo de abordagem odontológica. O diagnóstico desse tipo de anormalidade na morfologia do tecido gengival deve ser precoce basta o cirurgião-dentista realizar um exame clínico periodontal minucioso e se dedicar a uma anamnese detalhada, ouvindo com atenção a queixa e a história sistêmica do paciente. Para a realização deste trabalho foi realizada a analise de artigos, de publicações em língua portuguesa. Com base em 5 artigos para analise e comparação, para obtenção de um resultado não sistematizada de pesquisa básicas do efeito da ciclosporina A sobre o metabolismo ósseo alveolar em paciente submetido ao transplante de rins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUAD, R.M; QUIRINO, M.R.S. Crescimento gengival induzido pela ciclosporina. Rev. biociênc. Taubaté, v.9, n.1, p.61-67, jan-mar 2003.

DIRSCHNABEL, A.J. 2005. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estomatologia) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2005.

GUSMÃO. E.S, CIMÕES. R, COELHO. R.S, FILHO. J. A.M, SANTOS. R.L, SALES. G.C.F Diagnóstico e tratamento do aumento gengival induzido por drogas.

Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-fac., Camaragibe

v.9, n.1, p. 59 - 66, jan./mar.2009

HASSELL TM, et al. Diphenylhydantoin (Dilantin) gingival hyperplasia: drug-induced abnormality of connective tissue. Proc Natl Acad Sci USA, 1976.

HURTADO, L. V. C. 2009. 77f. Dissertação (Mestrado em Patologia Bucal) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

JANUÁRIO MVS, SILVA RMP, GODOY GP, CUNHA FILHO FAP, LEITÃO AS. A Importância do Cirurgião Dentista na Equipe Hospitalar para Prevenção e Tratamento do Crescimento Gengival induzido por Drogas. RevICO, João Pessoa, v. 12, n. 2, jul./dez., 2014 p.14.

PEDREIRA, E.N; CARDOSO, C.L, TAVEIRA, L.A.A. Contribuição ao estudo da hiperplas Contribuição ao estudo da hiperplas o da hiperplasia gengival induzida por drogas ia gengival induzida por drogas ia gengival induzida por drogas. REVISTA FAIPE, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011

PEREIRA, A.L.M.D. Lesões Orais em Doentes Transplantados. Universidade Fernando Pessoa faculdade ciências da saúde porto, 2015.

SERIGHELLI, V.R. Hiperplasia gengival medicamentosa, induzida por ciclosporina. Monografia para conclusão do Curso de especialização em Periodontia promovido pela Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Curitiba-Pr. Março, 2007.

RAMALHO, V.L. C; H. J. RAMALHO; J. P. CIPULLO; E.A. BURDMANN. Hiperplasia gengival induzida por ciclosporina A. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.49 nº2 São Paulo Apr./June 2003.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

CASTRO, S. L. (2017). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE COM HIPERPLASIA GENGIVAL CAUSADO PELO USO DA CICLOSPORINA A. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 2(3), 111. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/3200

Edição

Seção

Artigos