ANATOMIA REGIONAL E FUNCIONAL DOS NERVOS CRANIANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Willyan Douglas de Melo Felix FITS
  • Danilo Valter Gomes Peixoto FITS
  • Diana Ramos Cavalcanti FITS
  • Jullyane Beatriz Gomes de Lima FITS
  • Lara Milena de Carvalho Santos FITS
  • Maria de Jesus Amancio Bezerra Santos FITS
  • Rosana Vidal Maciel FITS
  • Wagner Gonçalves Horta FITS

Resumo

INTRODUÇÃO: Na área da neurologia, os pares de nervos cranianos são de fundamental importância no mecanismo de evolução do ser humano. Ao todo, são 12 pares de nervos e eles estão intimamente ligados à manutenção da vida e aos distúrbios sensoriais, motores e da consciência que o indivíduo pode apresentar durante o processo de nascimento, crescimento, desenvolvimento e senilidade. OBJETIVOS: Abordar as questões morfológicas e funcionais dos 12 pares de nervos cranianos e entender sua correlação com a homeostase e as patologias mais evidentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, a partir da pergunta condutora: “Qual é a origem real, aparente, o trajeto, a função e a relação com a clínica dos doze pares de nervos cranianos?”. Foram utilizados os descritores: “nervos cranianos”, “morfologia”, “funcionalidade” e "anatomia dos nervos" para localização dos artigos nas bases de dados. Foram incluídos livros virtuais e físicos, além de artigos em português e inglês publicados de 2014-2021 e excluídos estudos do tipo carta. Foi utilizada a estratégia snowball para captação de novas evidências. DISCUSSÃO: A palavra nervos é definida como um conjunto de de fibras nervosas que está em união a partir do tecido conjuntivo denso e organizadas em feixes que são responsáveis por transmitir o impulso nervoso. Da escala micro à macro, os doze pares de nervos cranianos partem do encéfalo com o objetivo de conectar-se a órgãos do sentido e músculos, principalmente do crânio. CONCLUSÃO: Neste estudo, foi constatado que os nervos cranianos estão relacionados às respostas a determinados estímulos, além de algumas patologias envolvidas. Após o nascimento, reflexos primitivos têm um tempo certo para aparecer e sumir, e caso haja a permanência, por exemplo, após o período correto, tal fato indica alterações que precisam ser investigadas. Em caso de traumas como o TCE, escalas servem para avaliar o grau de comprometimento desses nervos e a sua relação com a efemeridade da vida. Dessa forma, o corpo humano é visto como uma máquina perfeita e os doze pares de nervos são responsáveis por manter ou não esse equilíbrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willyan Douglas de Melo Felix, FITS

Graduação em andamento em Medicina pela Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (FITS). Participou da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade Tiradentes (LASFC-FITS), no período entre 2020-2022. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado "Ambulatório LGBT de Jaboatão dos Guararapes: construindo caminhos para o fortalecimento da universalidade, integralidade e equidade", no ano de 2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado "Como vai sua pele? - Fotoeducação para prevenção do Câncer de Pele nos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Jaboatão dos Guararapes", no ano de 2022. Foi estagiário voluntário na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão (2021). Atualmente, é membro fundador e Presidente da Liga Acadêmica de Dor e Emergências Médicas (LADEM-PE). Exerce, também, a função de Monitor da disciplina de Habilidades Clínicas I (2022.1), assim como é vice-representante de turma (2022) e membro acadêmico do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - AcCBC (2022-2024). Desde 2019, atua na Atenção Primária Básica (Unidade de Saúde da Família Guararapes 1, Jaboatão-PE). Áreas de pesquisas afins: Modelos experimentais e cirurgia aplicada.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Douglas de Melo Felix, W., Valter Gomes Peixoto, D., Ramos Cavalcanti, D., Beatriz Gomes de Lima, J., Milena de Carvalho Santos, L., de Jesus Amancio Bezerra Santos, M., … Gonçalves Horta, W. (2022). ANATOMIA REGIONAL E FUNCIONAL DOS NERVOS CRANIANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 5(1), 83. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/10914

Edição

Seção

Artigos