SISTEMA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A NOVA ERA DO CAPITAL E TRABALHO

Autori

  • Cícero José Tomaz

Abstract

Este artigo pretende abordar por meio da análise dos conceitos e teorias, tanto clássicas
quanto contemporâneas, as questões atuais que permeiam um tema complexo e
antigo que é a relação Capital e Trabalho. Por se tratar de um tema cuja complexidade
e primeiros estudos datam de épocas distantes, será também objeto de provocação a
reflexões sobre tantas vertentes e contradições que o assunto envolve. Desde as antigas
civilizações, passando pelo feudalismo, pela revolução industrial até os dias atuais, a
história do processo de trabalho e dos modelos de produção, independente da época,
conta com atores históricos e imprescindíveis nos cenários sociais, os seres humanos.
Estes personagens, dependendo do contexto onde estão inseridos, se apresentam em
posições antagônicas segundo seus interesses, ora como agentes de resistências contra
a exploração e alienação no trabalho, ora como agentes defensores do capital como mecanismo
de propulsão para o desenvolvimento. Um dos fatores cruciais nesta trajetória
foi e ainda é a educação, foco principal e objeto de estudo deste artigo. Por se tratar de
um tema, que por natureza permanece e continua em aberto, além das discussões em
sala de aula, fez-se necessário um resgate histórico dos discursos clássicos das teorias
marxistas e de seus seguidores, e a análise das teorias de estudiosos e pesquisadores
contemporâneos.

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Pubblicato

2015-06-05

Come citare

Tomaz, C. J. (2015). SISTEMA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A NOVA ERA DO CAPITAL E TRABALHO. Caderno De Graduação - Humanas E Sociais - UNIT - PERNAMBUCO, 2(1), 117–128. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/facipehumanas/article/view/2940

Fascicolo

Sezione

Artigos