INTERPRETAÇÃO DE CARTAS DINAMOMÉTRICAS DE UM CAMPO ONSHORE LOCALIZADO NA BACIA DE SERGIPE

Autores

  • Ianara Bomfim da Luz
  • Marcela Morgana Bonifácio Chaveiro
  • Lays Pinheiro Sedrins Silva
  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes
  • Marcos Antônio Costa Júnior Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2020v4n1p188-200

Palavras-chave:

Bombeio Mecânico, Cartas dinamométricas, Software TAM

Resumo

No Brasil, aproximadamente 73,5% dos poços petrolíferos são equipados por bombeio mecânico (BM), sendo o método de elevação artificial de petróleo mais empregado no mundo. O bombeio mecânico consiste em uma unidade de bombeio, um motor instalado na superfície, coluna de hastes e bomba de fundo. A aplicação deste método tem grande relevância em campos onshore, pois possibilita e otimiza a produção em poços maduros. Além das vantagens, esse método dispõe também do diagnóstico de problemas e/ou falhas que é analisado através das Cartas Dinamométricas de Fundo (CDF) e de superfície (CDS). Tais falhas podem ocasionar diminuição da eficiência volumétrica e, de modo consequente, ocorrer déficit na produção no poço. Assim, o presente estudo analisou e interpretou as cartas Dinamométricas do poço denominado 7-ILM-03-SE através do software TAM (Total Assent Monitor) da empresa Echometer e do hardware Sonolog, em uma unidade de bombeio mecânico com haste polida. Como resultados, os principais problemas apresentados no BM foram “pancada” de fluido, haste partida e golpe de bomba. Desta forma, é possível relatar em grande relevância a eficiência volumétrica, apontando qual falha apresenta mais prejuízo à unidade de bombeio, a CDF que apresentou maior eficiência com 77,3% foi a carta ideal, por outro lado a CDF com golpe (batida) de bomba mostrou a menor eficiência volumétrica com 63,3% estando inferior aos padrões recomendados, classificada a falha que acarretou mais malefícios a unidade de bombeio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Lucas Gurgel. Obtenção de Cartas Dinamométricas de Fundo através de dados de Sensores de Subsuperfície. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2014.

CARRATORE, Pedro Ribeiro Del. Desenvolvimento de Ferramenta para auxílio na seleção de Métodos de Elevação Artificial. Centro de tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do, Natal, 2018.

CAVALCANTI, Rodrigo Vieira. et al. Estudo de desempenho de Método de Elevação Artificial por Bombeio Mecânico a partir do software total Well Maneger (TWM). Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás - 9° PDPETRO, 2017.

ECHOMETER. Total Asset Monitor (TAM) 1,6. 2017. Disponível em:

http://echometer.com/Software/Total-Asset-Monitor-16>. Acessado em: 15 de setembro de 2019.

GOMES, Heitor Panalva. Desenvolvimento de um sistema Inteligente para a Análise de Cartas Dinamométricas no Método de Elevação por Bombeio Mecânico. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009.

LEONEZ, Ronnifran Cabral de Lima. Métodos de elevação utilizados na engenharia de petróleo – uma revisão de literatura. Monografia. Universidade Federal Rural do Semi – Árido. UFERSA. Rio Grande do Norte, Angicos, 2011.

LIMA, Fábio Soares de. Detecção e Classificação de Modos de Operação do Bombeio Mecânico Via Cartas Dinamométricas. 141 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MEDEIROS NETO, E. J. Análise de desempenho de algoritmos de compressão de dados com perda para aplicações industriais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

MEDEIROS, Eliara de Melo. Determinação dos parâmetros de falha para o método de bombeio mecânico. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

NASCIMENTO, João Maria Araújo do. Simulador Computacional para Poços de Petróleo com Método de Elevação Artificial por Bombeio Mecânico. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

NICO FILHO, Gelson Heraldo. Estudo numérico da movimentação da válvula de pé do sistema de bombeio mecânico com hastes. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós graduação em Energia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2014.

OLIVA, Gabriel Bessa de Freitas Fuezi. Desenvolvimento de uma estratégia de controle para uma unidade de bombeio inteligente. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

PAULA, Thaise Maria Silva. Metodologia para aumento da produção em poços de petróleo com sistema de Bombeio Mecânico que possuem vazão abaixo do potencial em Campos da Bacia Potiguar. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

THOMAS, José Eduardo. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência: PETROBRAS, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

da Luz, I. B., Chaveiro, M. M. B., Silva, L. P. S., Limeira, V., & Costa Júnior, M. A. (2020). INTERPRETAÇÃO DE CARTAS DINAMOMÉTRICAS DE UM CAMPO ONSHORE LOCALIZADO NA BACIA DE SERGIPE. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 4(1), 188–200. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2020v4n1p188-200

Edição

Seção

Artigos