TRABALHANDO O “MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME” COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA PLANO INCLINADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores/as

  • João Nogueira Linhares Linhares Filho Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel; Colégio Normal Francisca Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2020v4n1p61-70

Palabras clave:

Experimentação, Plano inclinado, Ensino de física.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo avaliar a eficácia do uso do plano inclinado como ferramenta auxiliar nas aulas de física para o ensino integrado, tendo como tema “Movimento Retilíneo Uniforme” (MRU). Os instrumentos foram aplicados numa turma de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na cidade de Pau dos Ferros, durante uma aula de física sobre plano inclinado. Na intervenção, os alunos foram divididos em três grupos e cada um dos grupos coletou medidas a partir de um plano inclinado diferente. Com o envolvimento dos alunos em sala de aula e a partir da análise das respostas do questionário, pode-se perceber a importância que as atividades práticas têm no desenvolvimento das aulas teóricas, despertando curiosidade e interesse, uma vez que traz para a sala de aula o conteúdo de forma dinâmica e aplicado mais próximo à realidade dos alunos.

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Publicado

2020-04-15

Cómo citar

Linhares Filho, J. N. L. (2020). TRABALHANDO O “MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME” COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA PLANO INCLINADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 4(1), 61–70. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2020v4n1p61-70

Número

Sección

Artigos