ESTUDO DA VIABILIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores/as

  • Lucas Ythalo Nunes de Sousa Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p35-42

Palabras clave:

Palavras-chaves, pré-moldados, racionalização, produção.

Resumen

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada. Elementos pré-moldados são uma opção para aumentar a racionalização no processo construtivo em alvenaria estrutural. Eles associam-se a particularidades desse processo com relação à rapidez de execução, rígido controle de qualidade, coordenação modular e alto nível organizacional da produção. Observou-se os pré-moldados utilizados em edificações residenciais independentes, ou seja, casas, compostas de um sistema misto de alvenaria estrutural e peças estruturais pré-moldadas, tais como: lajes e escadas pré- moldadas. Os pré-moldados foram analisados em seus aspectos estruturais, dimensionais e geométricos, respeitando-se as características que os tornam viáveis no aspecto construtivo, como a facilidade de produção, de manuseio e de transporte.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Ythalo Nunes de Sousa, Centro Universitário Tiradentes

Graduação de Engenharia Civil

Citas

REFERÊNCIAS

UNIVERSIDADES FEDERAL DE MINAS GERAIS. Uso de pré-moldados-estudo e viabilidade. Disponível em: http://pos.demc.ufmg.br/novocecc/trabalhos/pg1/Monografia%20Dioni%20O. Acesso em: 18 de maio.

ROSSO, T. Pré-fabricação, a coordenação modular :teoria e pratica. 5. ed São Paulo, Instituto de Engenharia: Ática, 1998.

MEDEIROS, J.S.; SABBATINI, F.H. Componentes pré-moldados de concreto ar-mado para a construção de edifícios habitacionais. In: 5thINTERNATIONAL SEM-INAR ON STRUCTURAL MASONRY FOR DEVELOPING COUNTRIES, 1994, Flo-rianópolis, BR, 1994. Anais Florianópolis: UFSC/ University of Edinburg/ ANTAC.v.1, p.491-497.

SOUZA, U.E.L. Projeto e implantação do canteiro. 3.ed. (Coleção Primeiros Pas-sos da Qualidade no Canteiro de Obras). São Paulo.: Vozes, 2000.

EL DEBS, M.K. Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações.3.ed. São Pau-lo.: Ática, 2006.

FRANCO, L.S. Aplicação de diretrizes de racionalização construtiva para a evo-lução tecnológica dosprocessos construtivos em alvenaria estrutural não ar-mada. 5.ed. Minas Gerais, Instituto de Engenharia de Minas: Vozes, 1992.

HEINECK, L.F.M.; ANDRADE, V.A. A racionalização da execução de alvenarias do tipo convencional e estrutural através de inovações tecnológicas simples. In: 5thINTERNATIONAL SEMINAR ON STRUCTURAL MASONRY FOR DEVELOP-ING COUNTRIES, 1994, Florianópolis, BR, 1994. Anais Florianópolis: UFSC/ Uni-versity of Edinburg/ ANTAC.v.1, p.4584-593.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Nunes de Sousa, L. Y. (2018). ESTUDO DA VIABILIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(1), 35–42. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p35-42

Número

Sección

Artigos