EFLUENTES DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA DO ESTADO DE SERGIPE

Autores/as

  • Isabel Cristina Barreto Andrade Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2016v2n2p27-36

Palabras clave:

agroindústrias, cana-de-açúcar, manejo de resíduos.

Resumen

RESUMO

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos da economia de Sergipe no período atual; este fator preconiza desde o período colonial e tem um papel importante na atualidade através da inserção no agronegócio. Mas a ampliação dos canaviais para aumento da produção pode acarretar em problemas ambientais de poluição em cursos d’água, através da destinação irregular dos efluentes gerados após o beneficiamento da cana-de-açúcar. Para minimizar este impacto, se faz necessária um manejo desses resíduos que obedeçam aos critérios estabelecidos na legislação específica pertinente ao assunto e utilizando instrumentos tecnológicos como alternativas para redução desse risco.  Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do manejo dos resíduos líquidos da produção sucroalcooleira em Sergipe e a partir da literatura sugerir estratégias para seu adequado reaproveitamento e tratamento. A pesquisa apresenta uma fundamentação teórica a partir de um levantamento bibliográfico sobre a temática proposta. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, através de pesquisa de campo e entrevista com os gestores das usinas pesquisadas. A análise e discussão dos resultados, debateu-se sobre a situação do manejo dos resíduos líquidos nas usinas sergipanas que possuem cadastro no Ministério da Agricultura.

 

Palavras-chave: agroindústrias, cana-de-açúcar, manejo de resíduos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Cristina Barreto Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Professora da Universidade Tiradentes e doutora no programa do Prodema / UFS - Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe /UFS

Citas

A.N.A. Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética/ Agência Nacional de Águas; Federação das indústrias do Estado de São Paulo; União da indústria da cana-de-açúcar; Centro de Tecnologia Canavieira. Brasília: ANA, 2009. Disponível em: < http://www.unica.com.br>. Acesso em: novembro 2011.

BRASIL. Resolução CONAMA n. 313 de 29 de outubro de 2002 que dispõe sobre o inventário nacional de resíduos sólidos, semi-sólidos e gasosos industriais. Disponível em: http://. Acesso em: Agosto 2011.

BRASIL. Resolução CONAMA n. 357 de 25 de Abril de 2005 que dispõe sobre condições e padrões de lançamento de efluentes. Disponível em: http://. Acesso em: Agosto 2011.

LUDOVICE, M. T. Estudo do efeito poluente da vinhaça infiltrada em canal condutor de terra sobre o lençol freático. FEC-UNICAMP, Campinas, 1996. Dissertação de Mestrado.

MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento – Disponível em: http://. Acesso em: Maio de 2011.

MATOS, A. T. de. Tratamento de resíduos agroindustriais. Curso sobre tratamento de resíduos agroindustriais, UFV, 2005.

MOREIRA, C. Z. de O. Questões ambientais e sustentabilidade da cana-de-açúcar em São Miguel dos Campos- Alagoas. 2004. 184 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Núcleo de Pós-Graduação em Geografia, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2004.

PARANHOS, Sergio Bicudo (Coord.). Cana-de-açúcar; cultivo e utilização. São Paulo: Fundação Cargill, 1987.

PIACENTE, F. J. Agroindústria canavieira e o sistema de gestão ambiental: o caso das usinas localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Campinas/SP: UNICAMP. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UNICAMP. 2005. 177f). Disponível em http://. Acesso em Junho 2010.

PRODUÇÃO AGRICOLA MUNICIPAL IBGE – Rio de Janeiro: IBGE – Sistema IBGE de recuperação automática SIDRA. Disponível: http:/ww.ibge.gov.br>. Acesso em: maio 2009.

RODRIGUES, R. Bagaço e Álcool. Revista Agroanalysis, São Paulo, ABAG - Associação Brasileira de Agribisiness, dez. de 2001.

SÃO PAULO (Estado). Norma Técnica da CETESB P4.231, de dezembro de 2006 que dispõe sobre Vinhaça – critérios e procedimentos para aplicação no solo agrícola, 2006. Disponível em: http://. Acesso em: Out. de 2010.

Publicado

2016-10-11

Cómo citar

Barreto Andrade, I. C. (2016). EFLUENTES DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA DO ESTADO DE SERGIPE. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 2(2), 27–36. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2016v2n2p27-36

Número

Sección

Artigos