COMPREENSÃO DA ELIPSE NA CIRCULARIDADE DAS REPRESENTAÇÕES: EXERCITANDO A CRIATIVIDADE

Autor/innen

  • Lúcia Cristina Silveira Monteiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p37-48

Schlagworte:

complementaridade, criatividade, elipse, explicação, geometria dinâmica.

Abstract

A Educação Matemática é o espaço da construção da explicação dos objetos da Matemática, mas, na atualidade ainda é ignorada nos espaços de formação e no exercício da docência em Matemática. A elaboração de uma explicação possibilita a construção de significados e caminhos para a descoberta, que são importantes para a Educação Matemática. Uma abordagem semiótica para a Educação Matemática destaca a importância da metodologia da complementaridade das diferentes interpretações sobre um objeto e, por isso, apresentam muitas possibilidades explicativas para construção de significados e caminhos para descoberta. No presente trabalho, perseguiremos caminhos para a compreensão da elipse, por uma construção de significados, elaborando explicações, mudando e criando novas relações para representações geométricas dessa curva, explorando uma circularidade nas representações com utilização de software de geometria dinâmica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2000); Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2003); Ex-Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Alagoas, interstícios 2007-2009, 2010-2012; Membro do conselho Fiscal da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Interstício 2007-2010; Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); Atualmente, professora Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas onde ministra aulas na Licenciaturas em Matemática e na Licenciatura em Pedagogia da UFAL.

Literaturhinweise

Minha proposta é que chamemos de uma prova explicativa aquela que faz referência a uma propriedade característica de uma entidade ou de uma estrutura mencionada no teorema, de tal forma que da prova seja evidente que o resultado depende de tal propriedade (STEINER, 1978, p. 143);

A percepção realmente é um processo construtivo [...] mesmo a percepção sendo uma construção, as condições dessa construção são dadas pelo ambiente e pelas experiências da pessoa. A percepção, dessa maneira, fornece uma hipótese sobre o que a gente está vendo, e esta hipótese tem de ser testada novamente [...] (OTTE, 2012, p.78).

Veröffentlicht

2019-12-05

Zitationsvorschlag

Monteiro, L. C. S. (2019). COMPREENSÃO DA ELIPSE NA CIRCULARIDADE DAS REPRESENTAÇÕES: EXERCITANDO A CRIATIVIDADE. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(3), 37–48. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p37-48

Ausgabe

Rubrik

Artigos