A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos.

Autors/ores

  • Pablo Marques Menezes Universidade Federal de Sergipe Universidade Tiradentes
  • Thiago de Almeida Correia Faculdade Impacta Tecnologia
  • Thiciane Couto Universidade Tiradentes
  • Larissa Santana Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54

Paraules clau:

Desenvolvimento de software, Engenharia de requisitos, Projetos de software

Resum

A implementação de softwares que atenda as expectativas dos usuários, em relação às funcionalidades desejadas, custos e prazos ainda é um processo complexo. O alto índice de falhas na construção de sistemas representa perda de qualidade e elevação de custos aos desenvolvedores, comprometendo os resultados perante o cliente-usuário. Como ferramenta para evitar esse cenário, esta investigação exploratória, utilizando a metodologia de apresentação de produto, trata sobre a implementação de um software de engenharia de requisitos, denominado SER, demonstrando as fases de construção e testes diante dos pressupostos teóricos que embasam as etapas a serem cumpridas na identificação e acompanhamento de aspectos essenciais à adequada elaboração de projetos de softwares. Confirmou-se a aplicabilidade do produto elaborado, o qual representa uma solução adequada ao atendimento das necessidades do projetista/analista de ferramentas de apoio para a etapa de projeto e levantamento de requisitos, pois cumpre os aspectos imprescindíveis recomendados pelo International Requirements Engineering Board (IREB).

 

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Referències

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

IREB. Syllabus IREB-CPRE-FL v.2.1. Disponível em <http://www.abramti.org.br/sites/default/files/arquivos/IREB_CPRE-FL_Syllabus_pt_v2.1.pdf>. Acessado em 02 de Setembro de 2013.

STANDISH GROUPINTERNATIONAL. Chao manifesto 2013. Disponível em <http://versionone.com/assets/img/files/ChaosManifesto2013.pdf>. Acessado em 02 de Setembro de 2013.

SOMMERVILLE. Ian. Engenharia de software, 8.ed. São Paulo: Person, 2007.

STUART, Russel; NORVIG, Peter. Inteligência artificial, 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WAZLAWICK. Raul S. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHENG. Betty H.C.; ATLEE. Joanne M. Research Directions in Requirements Engineering. Future of Software Engineering, IEEE, 2007.

ENGHOLM JR. Hélio. Análise e Design Orientados a Objetos. São Paulo: Novatec, 2013.

BARTIÉ. Alexandre. Garantia de Qualidade de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

MELO. Alexandre A.; NASCIMENTO. Mauricio G.F. PHP Profissional. São Paulo, Novatec, 2007.

SILVEIRA. Paulo; SILVEIRA. Guilherme; LOPER, Sérgio; MOREIRA. Guilherme; STEPPAT. Nico; KUNG. Fabio. Introdução à Arquitetura e Design de Software. Rio de Janeiro: Elsevier,2012.

Publicades

2015-10-17

Com citar

Menezes, P. M., Correia, T. de A., Couto, T., & Santana, L. (2015). A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 1(3), 43–54. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54

Número

Secció

Artigos