Importância do Desenvolvimento de Programas de Nanotecnologias nas Engenharias

Autors/ores

  • Nasser Mahmoud Hasan Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Bianca Dall Gallo Marion Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n1p23-33

Paraules clau:

Nanotecnologias, Engenharia, Nanociências, Educação

Resum

É estimado que aproximadamente seis milhões de trabalhadores especializados em nanotecnologias serão necessários mundialmente até 2020 (ROCO; MIRKIN; HERSAM, 2010). Isso representa um desafio e oportunidade especial para reestruturar o ensino e o currículo em todos os níveis, incluindo conceitos de nanotecnologias e norteando a força de trabalho científica e técnica para o século XXI. Educar e treinar uma nova geração de trabalhadores cientificamente habilidosos com a perspectiva multidisciplinar necessária para o rápido avanço das nanotecnologias é uma das principais estratégias para a transformação da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). Neste artigo, serão apresentados os principais esforços desenvolvidos para melhorar o ensino de engenharia que guiará a integração das nanotecnologias nos currículos de graduação. Desta forma, serão expostos os cursos disponíveis nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, Coréia do Sul e Austrália, dando ênfase à deficiência de cursos existentes no Brasil, país este que, em razão da necessidade de crescimento econômico e melhora na qualidade da mão de obra, deve investir no ensino das nanotecnologias e nanociências por abrir inúmeras oportunidades no desenvolvimento de novos produtos e materiais, além de proporcionar maior motivação aos alunos na conclusão dos cursos de graduação.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Nasser Mahmoud Hasan, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Campus São José - Administração

Bianca Dall Gallo Marion, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Campus São José - Administração

Referències

SCHULS, P. Nanotecnologia: Uma História um Pouco Diferente. Ciência de Hoje: 2013. p. 26-29.

POLLA, D. L. et al. An undergraduate instructional course on microelectromechanical systems fabrication. Proceedings of the IEEE Frontiers in Education Twenty-fourth Annual Conference. 1994. p. 297–301.

ROCO, Mihail C. Converging science and technology at the nanoscale: opportunities for education and training. Nature Biotechnology, 2003. p. 1247-1249.

ROSEN, M. A. Engineering Education: Future Trends and Advances, Proceedings of the 6th WSEAS International Conference on Engineering Education. 2009. p. 44-52.

Publicades

2015-02-12

Com citar

Hasan, N. M., & Marion, B. D. G. (2015). Importância do Desenvolvimento de Programas de Nanotecnologias nas Engenharias. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 1(1), 23–33. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n1p23-33

Número

Secció

Artigos