A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos.

Autores

  • Pablo Marques Menezes Universidade Federal de Sergipe Universidade Tiradentes
  • Thiago de Almeida Correia Faculdade Impacta Tecnologia
  • Thiciane Couto Universidade Tiradentes
  • Larissa Santana Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54

Palavras-chave:

Desenvolvimento de software, Engenharia de requisitos, Projetos de software

Resumo

A implementação de softwares que atenda as expectativas dos usuários, em relação às funcionalidades desejadas, custos e prazos ainda é um processo complexo. O alto índice de falhas na construção de sistemas representa perda de qualidade e elevação de custos aos desenvolvedores, comprometendo os resultados perante o cliente-usuário. Como ferramenta para evitar esse cenário, esta investigação exploratória, utilizando a metodologia de apresentação de produto, trata sobre a implementação de um software de engenharia de requisitos, denominado SER, demonstrando as fases de construção e testes diante dos pressupostos teóricos que embasam as etapas a serem cumpridas na identificação e acompanhamento de aspectos essenciais à adequada elaboração de projetos de softwares. Confirmou-se a aplicabilidade do produto elaborado, o qual representa uma solução adequada ao atendimento das necessidades do projetista/analista de ferramentas de apoio para a etapa de projeto e levantamento de requisitos, pois cumpre os aspectos imprescindíveis recomendados pelo International Requirements Engineering Board (IREB).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

IREB. Syllabus IREB-CPRE-FL v.2.1. Disponível em <http://www.abramti.org.br/sites/default/files/arquivos/IREB_CPRE-FL_Syllabus_pt_v2.1.pdf>. Acessado em 02 de Setembro de 2013.

STANDISH GROUPINTERNATIONAL. Chao manifesto 2013. Disponível em <http://versionone.com/assets/img/files/ChaosManifesto2013.pdf>. Acessado em 02 de Setembro de 2013.

SOMMERVILLE. Ian. Engenharia de software, 8.ed. São Paulo: Person, 2007.

STUART, Russel; NORVIG, Peter. Inteligência artificial, 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WAZLAWICK. Raul S. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHENG. Betty H.C.; ATLEE. Joanne M. Research Directions in Requirements Engineering. Future of Software Engineering, IEEE, 2007.

ENGHOLM JR. Hélio. Análise e Design Orientados a Objetos. São Paulo: Novatec, 2013.

BARTIÉ. Alexandre. Garantia de Qualidade de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

MELO. Alexandre A.; NASCIMENTO. Mauricio G.F. PHP Profissional. São Paulo, Novatec, 2007.

SILVEIRA. Paulo; SILVEIRA. Guilherme; LOPER, Sérgio; MOREIRA. Guilherme; STEPPAT. Nico; KUNG. Fabio. Introdução à Arquitetura e Design de Software. Rio de Janeiro: Elsevier,2012.

Downloads

Publicado

2015-10-17

Como Citar

Menezes, P. M., Correia, T. de A., Couto, T., & Santana, L. (2015). A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 1(3), 43–54. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54

Edição

Seção

Artigos