A RELAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA EXISTENTE ENTRE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Autores

  • Walleska Thaynna Vieira Silva de Andrade Centro Universitário Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-7525-3817
  • Samya Francilene Soares Silva Universidade Tiradentes - Alagoas
  • Érica Vanessa Avelino dos Santos Universidade Tiradentes - Alagoas
  • Márcia Lourenço Dutra Universidade Tiradentes - Alagoas
  • Thiago Oliveira de Melo Universidade Tiradentes - Alagoas
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Universidade Tiradentes - Alagoas

Palavras-chave:

memória, aprendizagem, neurofisiologia

Resumo

A memória é um processo cognitivo complexo e está ligado a diversos componentes neurais, influenciando diretamente o funcionamento do indivíduo no cotidiano. Esse mecanismo possui uma relação direta com o processamento da aprendizagem e vice-versa. A partir de uma pesquisa bibliográfica narrativa a partir de fontes secundárias, como artigos científicos publicados no Scielo e Google Acadêmico e livros encontrados na Biblioteca digital do Centro Universitário Tiradentes, utilizando os descritores: memória, aprendizagem, fisiologia da memória e relação entre memória e aprendizagem. Abrangendo, então, temáticas como: conceito, desenvolvimento e fisiologia da memória, bem como a relação existente com a aprendizagem. O artigo se propõe a compreender a relação neurofisiológica entre o processamento da memória e desenvolvimento da aprendizagem. Apresentando os componentes fisiológicos da memória e os tipos presentes no desenvolvimento da aprendizagem, para, por fim, demonstrar a relação entre memória e aprendizagem. A partir do que foi observado na pesquisa aprendizagem e memória possuem conceitos que podem ser confundidos. A partir da plasticidade cerebral, na criação de vias sinápticas frente a novos estímulos, esses são armazenados e a partir da repetição do mesmo, esta memória é consolidada e se torna uma aprendizagem. A memória de longo prazo, classificada em explícita e implícita, a partir de sua consolidação implica necessariamente um novo processo de aprendizagem do indivíduo. Assim, compreende-se a ideia de que ambas estão relacionadas, pois só se lembra de algo que foi aprendido e só se aprende algo que está presente nas memórias.

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Biografia do Autor

Samya Francilene Soares Silva, Universidade Tiradentes - Alagoas

Acadêmica do curso de Psicologia, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Érica Vanessa Avelino dos Santos, Universidade Tiradentes - Alagoas

Acadêmica do curso de Psicologia, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Márcia Lourenço Dutra, Universidade Tiradentes - Alagoas

Acadêmica do curso de Psicologia, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Thiago Oliveira de Melo, Universidade Tiradentes - Alagoas

Acadêmica do curso de Psicologia, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

André Fernando de Oliveira Fermoseli, Universidade Tiradentes - Alagoas

Professor do curso de Psicologia, Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Vieira Silva de Andrade, W. T., Soares Silva, S. F. ., Avelino dos Santos, Érica V. ., Lourenço Dutra, M. ., Oliveira de Melo, T. ., & de Oliveira Fermoseli, A. F. (2021). A RELAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA EXISTENTE ENTRE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 66. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdgsaude/article/view/7621

Edição

Seção

Artigos