Gerenciamento de Enfermagem em Hospital de Urgência e Emergência: Revisão integrativa
Trefwoorden:
Enfermagem em Emergência, Gerência, Serviço Hospitalar de Emergência e Gestores da saúde.Samenvatting
Nos serviços hospitalares de emergência, os enfermeiros são responsáveis pela gerência do cuidado, que envolve o desempenho articulado de atividades assistenciais e gerenciais. Objetivo: Identificar à atuação do enfermeiro no gerenciamento hospitalar de emergência. Método: trata-se de uma revisão integrativa, onde se percorreu diversas etapas, as quais foram: identificação do tema para realizar a revisão integrativa; estabelecimento dos critérios referentes á inclusão e exclusão dos artigos; realização da categorização e análise dos estudos; avaliação dos estudos. Resultados: As quantidades de textos completos encontrados por meio dos descritores acima citados nos bancos de dados utilizados foram de 2.169, que se apresentaram na seguinte disposição: LILACS (90), MEDLINE (2.061), BDENF (17), Revista Uningá (01). Discussão: O papel gerencial do enfermeiro inclui inúmeras atividades que são necessárias e indispensáveis para garantir o desenvolvimento do trabalho coletivo, bem como identificar técnicas de gerenciamento utilizadas para motivar as equipes na prestação dos serviços com qualidade. Conclusão: A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa sugere-se a realização de trabalhos que abordem com maior profundidade a atuação do enfermeiro no gerenciamento de fluxos de atendimento e a sua relação com a qualidade nos serviços prestados serviços de emergência.Downloads
Referenties
COSTA, E. et al., (Coord.); Processo de enfermagem em unidades de atendimento de urgência e emergência: uma revisão integrativa, Piauí, 2017.
JUNIOR, J.; ANTONELLI, R.; Gerenciamento de Enfermagem em serviço hospitalar de emergência: revisão integrativa da literatura, Londrina, v.35, n. 2, p. 137 – 146, jul./dez, 2014.
JUNIOR, J.A.B; MATSUDA L.M; O Enfermeiro no gerenciamento à qualidade em serviço hospitalar de emergência: revisão integrativa da literatura, Porto Alegre, Ver. Gaúcha Enferma. 32 (4), 797 – 806, 2011.
MOURA, J.L et al. (Coord); O Gerenciamento de Enfermagem e a administração de conflitos no atendimento em emergência hospitalar, Recife, Rev. Enferma. UFPE on-line 5 (1): 54 – 60, jan./fev., 2011.
SANTOS, JLG. et al. (Coord.); Desafios para a gerência do cuidado em emergência na perspectiva de enfermeiros, Florianópolis, SC, Acta Paul Enferma. 26 (2): 136 – 43, 2013.
SANTOS, J.L.G; LIMA, M.A.D.S; A dimensão Gerencial do trabalho do enfermeiro em serviço hospitalar de emergência, Porto Alegre, R. Enferma. USFM; p.142 - 143, 2010.
ZAMBIAZI, B.R.B; COSTA A.M; Gerenciamento de Enfermagem em unidade de emergência: dificuldades e desafios, Paraná, vol. 15, n. 61 – out./dez, 2013.