ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE HIV
Trefwoorden:
Assistência á saúde. Prisões. HIV.Samenvatting
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um grave problema de saúde pública e é ocasionada por meio da infecção do vírus da imunodeficiência (HIV), sendo uma das mais graves infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Este trabalho teve como objetivo analisar a produção científica acerca da atenção à saúde no Sistema Penitenciário em indivíduos portadores de HIV. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, utilizou-se duas bases de dados, as quais foram: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe (LILACS). A assistência a saúde para os presos portadores de HIV é realizada por meio da remoção dos mesmos para os hospitais através de uma escolta da Polícia Militar o que se torna na maioria das vezes, em virtude da disponibilidade de policiais, inviável, assim como também pela escassez de vagas nas instituições hospitalares públicas. É importante enfatizar que diante da importância de uma atenção para os indivíduos HIV positivos que vivem no sistema prisional, é necessário o desenvolvimento de políticas públicas para que se tenha a efetivação de uma maior assistência, sendo também necessários mais estudos.Downloads
Referenties
ABRÃO, Fátima Maria da Silva et al. Características estruturais e organizacionais de serviços de assistência especializada em HIV/AIDS na cidade de Recife. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 38, n. 1, p. 140, 2014.
AILY, Dalva Cristina Girello et al. Tuberculose, HIV e coinfecção por TB/HIV no Sistema Prisional de Itirapina, São Paulo, Brasil. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 72, n. 4, p. 288-294, 2013.
BRITO, Nívea Maria Izidro et al. Idosos, Infecções Sexualmente Transmissíveis e aids: conhecimentos e percepção de risco. ABCS Health Sciences, v. 41, n. 3, 2016.
CARVALHO, Carolina Maria et al. Assistência à saúde da mulher portadora de HIV/aids no Brasil: refletindo sobre as políticas públicas. Northeast Network Nursing Journal, v. 9, n. 3, 2016.
CHAVES, Alan et al. Conhecimentos e atitudes de adolescentes de uma escola pública sobre a transmissão sexual do HIV. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 1, p. 48, 2014.
COLOMBY, Rian. Antes e depois do diagnóstico: o trabalho na história de pessoas que vivem com HIV. 2016.
BARROSO, Lima et al. Cuidado materno aos filhos nascidos expostos ao HIV/aids. Northeast Network Nursing Journal, v. 10, n. 4, 2016.
FIGUEIREDO, Luana Alves et al. Oferta de ações e serviços de saúde para o manejo do HIV/aids, sob a perspectiva dos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 6, p. 1026-1034, 2014.
MARTINS, Telma et al. Cenário epidemiológico da infecção pelo HIV e Aids no mundo. Fisioterapia & Saúde Funcional, v. 3, n. 1, p. 4-7, 2014.
MEDEIROS, Ana Paula Dantas Silva et al. A experiência da soropositividade para grávidas com HIV/AIDS: preconceito, dor, trauma e sofrimento pela descoberta. Revista Enfermagem UERJ, v. 23, n. 3, p. 362-367, 2015.
MEIRELLES, Betina Horner Schlindwein et al. Percepções da qualidade de vida de pessoas com HIV/Aids. Northeast Network Nursing Journal, v. 11, n. 3, 2016.
MENDES, Karina Dal Sasso et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
OLIVEIRA, Luanny Kaísa et al. Perfil nutricional e alimentar de portadores de HIV-1/AIDS internados em um hospital universitário. Ciência & Saúde, v. 10, n. 2, p. 82-88, 2017.
STASIAK, Vladimir et al. Considerações sobre o problema da difusão do vírus HIV no sistema penitenciário brasileiro. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 2, n. 1, 2015.
SOUSA, Maria da Consolação Pitanga et al. Atenção à saúde no sistema penitenciário: revisão de literatura. Revista Interdisciplinar, v. 6, n. 2, p. 144-151, 2013.
SOUZA, Marcela Tavares; SILVA, Michelly Dias; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1 Pt 1, p. 102-6, 2010.