A TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Maria Edjane Ferreira de Mendonça
  • Rejane Rodrigues da Silva
  • Maria José de Sá Feitosa
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Fits

Palabras clave:

Criança, Cão, Socioafetivo, Deficiência Intelectual

Resumen

A terapia assistida por animais tem sido um importante recurso terapêutico, principalmente no tratamento de crianças com deficiência intelectual. Essa abordagem tem trazido relevantes benefícios aos aspectos emocionais, sociais e cognitivos da criança. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar a Terapia Assistida por Cães, demonstrar como esta pode favorecer as relações afetivas de crianças com deficiência intelectual, assim como, traremos como embasamento teórico Vygotsky com seus estudos voltados para as crianças com necessidades especiais, focando a atenção em suas atividades educacionais, sociais e emocionais. O ponto de partida para a temática foi o fato de que algumas crianças com déficit cognitivo apresentam maior dificuldade em estabelecer relação social e afetiva com o meio em que vivem, acreditamos que o contato com o animal seja um agente facilitador do processo de integração da criança nesse ambiente. E, dessa forma, contribuir para uma melhoria na comunicação, além de proporcionar diversos benefícios na autoestima e na motivação. Portanto, os estudos presentes neste artigo, afirmam que o cão colabora de maneira benéfica para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças com deficiência intelectual.

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Publicado

2014-11-07

Cómo citar

Mendonça, M. E. F. de, Silva, R. R. da, Feitosa, M. J. de S., & Peixoto, S. P. L. (2014). A TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(2), 11–30. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cdgsaude/article/view/1372

Número

Sección

Artigos