A ELISÃO FISCAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Autores

  • Diego Silva Souza Professor na Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-5769-9102
  • Anderson dos Santos Silva Universidade Tiradentes
  • Flavia Karla Gonçalves Santos Professora na Universidade Tiradentes
  • Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira Professora na Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Economia Tributária, Empresas Brasileiras, Legislação Tributária, Tributação.

Resumo

As micro e pequenas empresas são fundamentais para o desenvolvimento da economia brasileira, porém, com a alta carga tributária, é típico que o contribuinte busque meios de manter seus estabelecimentos rentáveis e com menor encargo tributário. Diante disso, o presente artigo visa demonstrar a importância do planejamento tributário com a finalidade de minimizar cada vez mais os custos, despesas e impostos, maximizando, assim, o lucro, desde que nenhuma das opções sejam consideradas crimes contra a ordem tributária. Para isso, apresentando as formas de tributação e aplicação, com um estudo de caso hipotético, ilustrando os impactos financeiros decorrentes dos diferentes regimes tributários no segmento comercial, estabelecendo comparações e apresentando resultados em tabelas que demonstram os valores de cada opção tributária. Por conseguinte, diante dos resultados apresentados, evidencia-se a importância do contabilista na geração de informações para subsidiar a tomada de decisões do gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Diego Silva Souza, Professor na Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possui Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (Presencial e EAD). Possui experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS.

Anderson dos Santos Silva, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Flavia Karla Gonçalves Santos, Professora na Universidade Tiradentes

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributária, pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT; Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes - UNIT. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil, Fiscal - NAF, da Universidade Tiradentes, e professora dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNIT. É Membro do GPGNTI - Grupo de Pesquisa em Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação.

Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira, Professora na Universidade Tiradentes

Mestranda em Ciências Contábeis pela FUNCAPE, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (1998) e especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Tiradentes (2004) e especialização e Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela Fanese (2014) . Tem experiência na área de Contabilidade, Fiscal e Trabalhista, Auditoria e Perícia Contábil. Coordenadora Técnica na empresa Barros Filhos Contabilidade Ltda há 18 anos, atuando como coordenadora dos setores fiscal e contábil e pessoal há 14 anos. Desempenha atividades na empresa com domínio na área fiscal e contábil na elaboração de balanços, balancetes mensais, acompanhamento de lançamentos e rotinas contábeis, apuração de impostos em empresas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, empresas do 3º setor, elaboração das obrigações fiscais e acessórias no âmbito federal: IRPF / DCTF / DEFIS / DIPJ / DIRF / SPED/ECD E SPED/ECF, compensação de impostos através de PERD/COMP. Conselheira do CRC/SE na gestão 2016-2020 e participa como integrante da câmara de desenvolvimento profissional. Professora Universitária na Universidade Tiradentes desde janeiro de 2014 no curso de Ciências Contábeis presencial e EAD.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Souza, D. S., Silva, A. dos S., Santos, F. K. G., & Sucupira, C. R. de L. (2023). A ELISÃO FISCAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(1). Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9514

Edição

Secção

Artigos