Prova Brasil: instrumento de avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Renata Priscila Silva Ferreira Universidade Tiradentes
  • Milena Ribeiro de Aragão Universidade Tiradentes
  • Betisabel Vilar Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Avaliação, Prova Brasil, SAEB, Educação

Resumo

Até a década de 1980, priorizou-se a ampliação do atendimento em lugar da qualidade da educação. Contudo, uma mudança substancial começou a se delinear com o processo de redemocratização do país, ganhando respaldo legal na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/96). Neste processo, emergiu a preocupação com o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas a medir o quanto e como os alunos vêm aprendendo. Este contexto possibilitou a criação do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – Saeb, efetivamente implantado em 1990, com a finalidade de finalidade de avaliar a qualidade do ensino básico oferecido pelos sistemas de educação. Na rede pública o Saeb passou a utilizar como instrumento a Prova Brasil, instituída em 2005, tem por finalidade avaliar as habilidades e competências dos alunos nas áreas de português e matemática, disciplinas que apresentam questões contextualizadas, e de raciocínio lógico. Visando entender o processo de constituição da avaliação externa da Educação Básica no Brasil e analisar a percepção que os professores da rede pública de Aracaju – que atuam neste nível de ensino, têm do instrumento de avaliação utilizado, constituíram-se na motivação para realização do presente estudo. As escolas, objeto desse estudo, foram selecionadas mediante a facilidade de acesso, localizando-se em zonas próximas as nossas residências, contando, também, com a colaboração das colegas de classe e de trabalho que são professoras das mesmas. Nesse sentido, se propõe a subsidiar a reflexão do corpo docente das escolas estaduais e municipais do ensino básico na revisão da prática pedagógica adotada e na busca de alternativas para promover a qualidade da educação ofertada, articulando os resultados da Prova Brasil com as avaliações produzidas em sala de aula.

 

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Publicado

2013-02-25

Como Citar

Ferreira, R. P. S., Aragão, M. R. de, & Vilar, B. (2013). Prova Brasil: instrumento de avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(2), 103–114. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/512

Edição

Seção

Artigos