O CUSTEAMENTO DE PRODUTOS PARA A PRECIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA LUCRATIVIDADE PROPORCIONADA POR TAL FERRAMENTA

Autores

  • Rafael de Oliveira Araujo Ramos Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Flavia Karla Gonçalves Santos Professora da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Custeio, Precificação, Profissional Contábil.

Resumo

O presente trabalho serve para demonstrar a relevância da contabilidade de custos para a formação nos preços de produtos ou serviços em pequenas empresas, mostrando o quanto um profissional capacitado consegue corroborar para aumentar a vantagem competitiva das entidades e melhorar tanto a qualidade nas decisões tomadas, quanto a agilidade. Nesse contexto, de acordo com a literatura, sabe-se que o conhecimento detalhado de todas as despesas, e principalmente dos custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis), gera uma vantagem competitiva em relação ao mercado. Por conseguinte, este artigo demonstra, através de uma situação hipotética utilizada, como a contabilidade de custo atua na entidade, destrinchando e diferenciando os custos das despesas, seus tipos e categorias, podendo, assim, chegar-se ao preço mínimo que o gestor consiga utilizar a fim de obter lucro para a empresa de forma saudável e sustentável, visando o curto, médio e longo prazos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Araujo Ramos, Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Flavia Karla Gonçalves Santos, Professora da Universidade Tiradentes

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributária, pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT; Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes - UNIT. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil, Fiscal - NAF, da Universidade Tiradentes, e professora dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNIT. É Membro do GPGNTI - Grupo de Pesquisa em Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Ramos, R. de O. A., Souza, D. S., & Santos, F. K. G. (2022). O CUSTEAMENTO DE PRODUTOS PARA A PRECIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA LUCRATIVIDADE PROPORCIONADA POR TAL FERRAMENTA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(3), 74. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/8275

Edição

Seção

Artigos