EDITORIAL

Autores

  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes – UNIT

Resumo

A presente edição do Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais da Universidade Tiradentes (Sergipe) em sua incansável missão de fomentar a prática de produção e publicação científica do seu corpo docente e discente, nos presenteia com 9 artigos produzidos em diversos cursos da instituição, como: Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração e Direito.
Assim, convido-os a conhecer os referidos artigos, os quais apresentarei de forma sucinta a fim de guiar o seu olhar sobre as propostas lançadas nesta edição pelos autores. O primeiro artigo sobre “Constitucionalismo, colonialismo e direitos humanos”, faz uso da leitura crítica do constitucionalismo e dos direitos humano para demonstrar a importância da inclusão na construção das lutas sociais brasileiras. O segundo texto realiza “Reflexões acerca da diversidade no contexto da aprendizagem no espaço escolar”, trata-se de um texto de caráter bibliográfico, abordando a importância da diversidade no
contexto dos espaços de aprendizagens, e busca incentivar que os processos educativos sejam um potencializador da inclusão social.
No terceiro artigo “A utilização do planejamento tributário como ferramenta para economia em empresas brasileiras”, os autores procuram demonstrar a importância deste planejamento no cotidiano das atividades empresariais, onde trata dos regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Já o quarto texto que versa sobre “Direito de regresso nos contratos de fomento mercantil”, discorre sobre a origem e surgimento dos contratos de fomento mercantil no Brasil e da sua regulamentação no âmbito jurídico brasileiro.
O quinto texto trata da “Alfabetização e letramento: desafios no ambiente escolar”, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, que desenvolve as relações entre estes dois conceitos e os desafios de implementá-los nos ambientes educacionais. O sexto artigo apresenta um olhar sobre “O custeamento de produtos para a precificação: uma abordagem baseada na lucratividade proporcionada por tal ferramenta”, nele demonstra a correlação entre o custeio e o preço do produto ou serviço de uma pequena empresa, mostrando até que ponto profissionais bem treinados podem evidenciar uma maior vantagem competitiva. No sétimo artigo “Os impactos do trabalho home office para gestão de pessoas no núcleo de recursos humanos da Universidade Tiradentes”, os autores realizam uma análise dos principais desafios que afetam a área de Recursos Humanos (RH) da Universidade Tiradentes na forma de home office e como seus colaboradores devem se adaptar para desenvolver suas funções. O oitavo texto “Abordagem sobre Educação à Distância no Brasil”, identifica a realidade educacional no Brasil e alguns aspectos históricos da educação a distância - EaD; discutir a importância da EaD no contexto social atual e elencar os principais motivos da expansão dela no Brasil. Já o nono e último artigo sobre “A implantação de sistemas de informações de custos hospitalares”, aborda a implementação de um sistema projetado para gerenciar despesas hospitalares, o qual requer certas estruturas tanto da administração quanto do hospital. A implantação do sistema de informação de gestão de custos hospitalares, necessidades e conhecimentos são necessários para aumentar a assistência administrativa. Apresentamos, portanto, os artigos desta edição e reafirmamos o trabalho do Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais da Universidade Tiradentes (Sergipe) como espaço de realização e publicação de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Meneses Chagas, Universidade Tiradentes – UNIT

Editor Executivo do Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Meneses Chagas, A. . (2022). EDITORIAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(3). Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/11215

Edição

Seção

Editorial