A CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL DA UNIVERSIDADE TIRADENTES PARA A COMUNIDADE E OS DISCENTES

Autores

  • Anne Karolyne Aragão de Santana Universidade Tiradentes
  • Victor Santana da Silva Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-5769-9102
  • Flavia Karla Gonçalves Santos Professora da Universidade Tiradentes
  • Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira Professora da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Comunidade, Discentes, NAF Unit, Receita Federal.

Resumo

O presente trabalho trata da importância e contribuição do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF Unit, para os discentes e a comunidade sergipana. O NAF tem como objetivo principal gerar mudanças na cultura da comunidade interna (alunos) e externa (comunidade) no sentido de buscar orientações técnicas e a consciência do dever social e fiscal para contribuintes de baixa renda, microempresários, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa envolvendo em um mesmo estudo a opinião e informações estatísticas sobre a importância do NAF, além de, um levantamento da quantidade de atendimentos realizados pelo NAF UNIT, no período de abril de 2016 até o mês de novembro de 2018, comparando a evolução dos principais atendimentos. O resultado mostrou que houve um desenvolvimento na quantidade de atendimentos e principalmente nos serviços relacionados ao MEI e IRPF, além de demonstrar que o NAF vem cumprindo o seu papel como ponte entre a sociedade e os futuros profissionais de contabilidade. A conclusão do estudo é que essa parceria entre a universidade e Receita Federal do Brasil é de grande importância para a comunidade, pois proporciona informação e resolução eficaz para os problemas do cidadão como também contribui para a formação de profissionais qualificados e cidadãos conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Karolyne Aragão de Santana, Universidade Tiradentes

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Victor Santana da Silva, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possui Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (Presencial e EAD). Possui experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS.

Flavia Karla Gonçalves Santos, Professora da Universidade Tiradentes

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributária, pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT; Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes - UNIT. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil, Fiscal - NAF, da Universidade Tiradentes, e professora dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNIT. É Membro do GPGNTI - Grupo de Pesquisa em Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação.

Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira, Professora da Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (1998) e especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Tiradentes (2004) e especialização e Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela Fanese (2014) . Tem experiência na área de Contabilidade, Fiscal e Trabalhista, Auditoria e Perícia Contábil. Coordenadora Técnica na empresa Barros Filhos Contabilidade Ltda há 18 anos, atuando como coordenadora dos setores fiscal e contábil e pessoal há 14 anos. Desempenha atividades na empresa com domínio na área fiscal e contábil na elaboração de balanços, balancetes mensais, acompanhamento de lançamentos e rotinas contábeis, apuração de impostos em empresas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, empresas do 3º setor, elaboração das obrigações fiscais e acessórias no âmbito federal: IRPF / DCTF / DEFIS / DIPJ / DIRF / SPED/ECD E SPED/ECF, compensação de impostos através de PERD/COMP. Prática na integração contábil em todos os módulos ( Escrita Fiscal, contabilidade, Folha de pagamento, ativo imobilizado) e tem experiencia nos programas Fortes, Alterdata, Mastermaq e Domínio Sistemas e na área de contabilidade pública nos programas Siscont e Siscac onde atua como contadora em Conselhos de Fiscalização (OAB/Seccional Sergipe, CRECI/SE, CRESS e CRQ) há 18 anos. Conselheira do CRC/SE na gestão 2016-2020 e participa como integrante da câmara de desenvolvimento profissional. Professora Universitária na Universidade Tiradentes desde janeiro de 2014 no curso de Ciências Contábeis presencial e EAD - ensino a distância e Pós Graduação UNIT nas disciplinas de Prática de Contabilidade I, II e III, Auditoria e Perícia Contábil, Contabilidade pública, Análise das Demonstrações Financeiras, Planejamento e Contabilidade Tributária e Estágio e orientação de TCC.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Santana, A. K. A. de, Silva, V. S. da, Souza, D. S., Santos, F. K. G., & Sucupira, C. R. de L. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL DA UNIVERSIDADE TIRADENTES PARA A COMUNIDADE E OS DISCENTES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(1). Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9262

Edição

Seção

Artigos