FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO VOLTADO PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DO RAMO DE COMÉRCIO

Autores

  • Wesley dos Santos Santana Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Marcos Vinicius Santos Barreto Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Flavia Karla Gonçalves Santos Professora da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Custos. Empreendimento. Precificação. Rentabilidade.

Resumo

A proposta do presente artigo consiste em apresentar conceitos, terminologias e técnicas de precificação abordadas pela Contabilidade de Custos com a finalidade de auxiliar os Microempreendedores Individuais na formação dos preços ideais para os seus devidos negócios. A importância deste tema se dá devido à dificuldade que esses empreendedores têm para a precificação dos seus produtos. A partir desta proposta de trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e sites e foi criada uma empresa fictícia do ramo de Comércio de Camisas, denominada X Camisas, a fim de realizar um Estudo de caso onde foram formados preços de venda com base na estrutura de custos dos produtos deste empreendimento. Como resultado do artigo, foi possível apresentar os conteúdos da Contabilidade de Custos e aplicar duas técnicas de precificação para a X Camisas, que foram o Markup e a Fórmula baseada no Custo pleno, gerando dois resultados diferentes dando assim a opção para o Empreendedor optar pelo método que melhor se aplique à sua empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley dos Santos Santana, Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Marcos Vinicius Santos Barreto, Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Flavia Karla Gonçalves Santos, Professora da Universidade Tiradentes

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributária, pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT; Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes - UNIT. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil, Fiscal - NAF, da Universidade Tiradentes, e professora dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNIT. É Membro do GPGNTI - Grupo de Pesquisa em Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santana, W. dos S., Barreto, M. V. S., Souza, D. S., & Santos, F. K. G. (2021). FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO VOLTADO PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DO RAMO DE COMÉRCIO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(1), 90–102. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/8274

Edição

Seção

Artigos