A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO PARÂMETRO PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO

Autores

  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Jhefferson José Menezes da Silva Universidade Tiradentes
  • Walmir José de Carvalho Neto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Capital de Giro, Empréstimos, Ferramentas de Análise, Parâmetros para Liberação.

Resumo

Com a economia do país apresentando sinais de melhora nesse último ano, as empresas veem com bons olhos a necessidade de aumentar seus negócios. Nesse contexto, muitas empresas não têm recursos imediatos para tais ampliações e/ou não querem mexer no seu capital de giro e, assim, acabam recorrendo às instituições financeiras por meio das diversas linhas de crédito disponibilizadas. Desse modo, com a análise das demonstrações contábeis, tem-se uma ferramenta usada por instituições financeiras na hora de conceder tal benefício. A metodologia aplicada foi quantitativa exploratória, tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica e documental. Quanto a forma de abordagem, foram realizadas algumas visitas às instituições financeiras da praça, onde foi possível identificar os principais parâmetros levados em conta na hora da concessão de créditos a pessoas jurídicas. Logo, os resultados evidenciam que a análise das demonstrações através dos índices é o principal parâmetro utilizado para que tal crédito seja liberado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD). Possui experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Jhefferson José Menezes da Silva, Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Walmir José de Carvalho Neto, Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Souza, D. S., Silva, J. J. M. da, & Carvalho Neto, W. J. de. (2021). A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO PARÂMETRO PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 85. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/8005

Edição

Seção

Artigos