O processo de percepção no comportamento do consumidor: estudo de caso em livrarias de Aracaju
Palavras-chave:
Comportamento, consumidor, percepção, livraria, ponto de vendaResumo
Este artigo apresenta como tema o processo de percepção no comportamento do consumidor buscando entender como os estímulos presentes nos pontos de venda contribuem para a experiência do visitante e/ou consumidor. Para tanto, têm-se como base teórica os estudos de comportamento do consumidor desenvolvidos por Michael Solomon (2016) sobre percepção, processo do comportamento do consumidor que é composto por três etapas consecutivas que se caracterizam pela transformação de estímulos em significados: exposição, atenção e interpretação. A partir de uma escolha aleatória de dois estabelecimentos comerciais do mesmo setor de atividade, foi realizada uma visita técnica a duas livrarias da cidade de Aracaju/SE (Escariz e Saraiva), com interesse em observar os ambientes, os estímulos sensoriais, o comportamento dos consumidores bem como da equipe de vendas, a fim de pontuar suas principais diferenças e semelhanças, para estabelecer um comparativo entre os dois estabelecimentos a partir dos elementos perceptuais que podem influenciar o comportamento do consumidor, contribuindo para uma imagem positiva ou negativa de cada empresa.Downloads
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Publicado
2020-04-08
Como Citar
Dantas, S. G., Lessa, C. A., & Morais, C. S. de. (2020). O processo de percepção no comportamento do consumidor: estudo de caso em livrarias de Aracaju. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 227. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7803
Edição
Seção
Artigos