GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: UMA VIDA ECONOMICAMENTE CORRETA

Autores

  • Emilso Alves de Queroz Costa Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Igor da Silva do Amaral Professor Tutor Virtual na Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Controle, Finança, Investimento, Planejamento, Rendimentos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover a consciência e a importância da gestão financeira pessoal e sua prática, destacando a influência de tal gestão na vivência diária e para o futuro, de modo a proporcionar reflexões e exame dos meios e formas de controle, bem como a produção e diligentemente o abastecimento de uma planilha de controle de gastos onde o indivíduo aplicará para gerenciar seus recursos, obtendo um fiel levantamento de informações pessoais e fundamentais sobre autoadministração financeira, acarretando assim a organização do orçamento pessoal de maneira eficaz para não ascender a um endividamento sem fim. Neste sentido, a presente temática mostrará a necessidade de aquisição de hábitos de controle contábil, não só para fins de poupança e domínio de impulsos consumistas, mas de um autogerenciamento, utilizando os recursos de forma prudente para conseguir um resultado satisfatório na saúde financeira pessoal. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a contribuição de personalidades reconhecidas para enriquecimento e confirmação da linha de raciocínio teórica. Acredita-se que, com a presente iniciativa e abordagem temática, será possível disseminar conhecimentos de finanças na esfera pessoal para gerar a qualidade de receitas e gastos individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilso Alves de Queroz Costa, Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Igor da Silva do Amaral, Professor Tutor Virtual na Universidade Tiradentes

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Santíssimo Sacramento-F.SS.S., especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Feira de Santana – FTC.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Costa, E. A. de Q., Souza, D. S., & Amaral, I. da S. do. (2021). GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: UMA VIDA ECONOMICAMENTE CORRETA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 71. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7683

Edição

Seção

Artigos